Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália.
Desde muito jovem pretendia seguir a vida religiosa, mas seus pais desejavam que ela se casasse. Assim, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, passou a ser infiel e beber demais.
Rita usou de sua fé e sempre rezou para a conversão do marido. No fim, ele se tornou um bom homem, mas acabou assassinado.
Os dois filhos do casal, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança.
Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, com a ajuda de Rita, converteram-se, perdoando o assassino do pai e, assim, morreram em paz.
Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos.
Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje!
Por isso, devemos acreditar sempre no poder dessa doce sofredora e contarmos com sua intercessão para ter ajuda em nossas causas impossíveis.
Rita faleceu no dia 22 de maio de 1457, aos 76 anos.