terça-feira, 28 de junho de 2022

O Pai Nosso na Missa



O Missal é um livro que estabelece regras para a Missa.

Ele prevê que ao rezar o Pai Nosso, o sacerdote deve estender suas mãos com as palmas voltadas para cima; o gesto indica que o sacerdote está rezando a Deus em nome dos fiéis, fazendo a ligação entre a terra e o céu. 

O Missal não faz qualquer menção acerca de qual deve ser a postura dos fiéis, durante essa oração, mas nada impede que estendamos nossas mãos, significando que também estamos em ligação com Deus. 

Evangelize: repasse esta postagem.

terça-feira, 21 de junho de 2022

O NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA



O nascimento de São João Batista é comemorado no dia 24 de junho. João previu a vinda do Messias e batizou Jesus.

S. João é o único santo que é lembrado em duas datas, a de seu nascimento e a de seu martírio - 29 de agosto.

A noite de 23 de junho marca o início da celebração da festa de São João. Em seu evangelho Lucas (1:36, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus, o que fez com que a festa de São João fosse fixada em 24 de junho, seis meses antes da véspera do Natal.

A imagem que ilustra esta postagem é a reprodução de um quadro do italiano Tintoretto, pintado em 1554.


Evangelize: repasse esta postagem 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Santa Rita de Cássia



Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. 

Desde muito jovem pretendia seguir a vida religiosa, mas seus pais desejavam que ela se casasse. Assim, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, passou a ser infiel e beber demais.

Rita usou de sua fé e sempre rezou para a conversão do marido. No fim, ele se tornou um bom homem, mas acabou assassinado. 

Os dois filhos do casal, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. 

Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, com a ajuda de Rita, converteram-se, perdoando o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. 

Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! 

Por isso, devemos acreditar sempre no poder dessa doce sofredora e contarmos com sua intercessão para ter ajuda em nossas causas impossíveis.

Rita faleceu no dia 22 de maio de 1457, aos 76 anos.