No dia 13 de maio de 1917, enquanto cuidavam de um pequeno rebanho de ovelhas, três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco (9 anos) e sua irmã Jacinta Marto (7 anos) viram "...uma senhora mais brilhante do que o Sol" sobre um arbusto de um metro ou pouco mais de altura.
Estavam na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel, hoje um bairro da cidade portuguesa de Fátima; Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia. Era a Virgem Maria, cuja visita repetiu-se nos cinco meses seguintes.
Na última aparição, em 13 de outubro de 1917, estavam presentes 50 mil pessoas. Nossa Senhora disse a Lúcia "façam aqui uma capela em Minha honra, eu sou a Senhora do Rosário, continuem sempre a rezar o terço todos os dias".
A seguir, Nossa Senhora pareceu subir ao céu, e a multidão presente observou o chamado Milagre do Sol. A chuva que caía cessou, as nuvens entreabriram-se deixando ver o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, para o qual se podia olhar sem dificuldade; o sol movimentou-se de maneira incomum, por cerca de dez minutos. até que tudo voltou ao normal. Esse fenômeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por outras que estavam a quilômetros do lugar da aparição. O relato foi publicado na imprensa por jornalistas que estavam presentes - naquela época, "O Século" era o jornal mais importante de Portugal.
Francisco morreu em 1919, mas Nossa Senhora apareceu mais tarde em particular a Jacinta e Lúcia, fazendo-lhes revelações; Jacinta também morreu a seguir, em 1920, enquanto Lúcia entrou para a Ordem das Carmelitas Descalças, vindo a falecer em 2005.
Nessas aparições, Nossa Senhora confiou a Lucia três segredos; o primeiro deles era uma visão do inferno, o segundo a necessidade da conversão da Rússia (então um país comunista), para que não ocorressem novas grandes guerras.
O terceiro segredo foi divulgado em 13 de maio de 2000, quando o Vaticano disse que o mesmo tratava da tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, ocorrida em 13 de maio de 1981.
No local das aparições está hoje o Santuário de Fátima, um local impressionante, que ao ser visitado nos traz muita emoção - 7 milhões de pessoas ali estiveram em 2018.
Há um vídeo que traz uma magnifica vista aérea do Santuário; o grande edifício que aparece em primeiro plano, no início do vídeo, é a impressionante Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 1996 e que pode receber quase nove mil pessoas sentadas.
Ao fundo, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário (concluída em 1953) e à esquerda, com teto azul à frente de um pequeno grupo de árvores, a Capelinha, construída no local onde aconteceram as aparições.
É um vídeo maravilhoso, que merece ser visto.
Rezemos a Nossa Senhora de Fátima para que dê paz ao mundo e tenha fim a pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário