sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Santa Cecília: uma igreja que merece ser visitada


Localizada no largo de mesmo nome, em São Paulo, a igreja de Santa Cecília merece uma visita.

Uma de suas atrações é o órgão, que foi
inaugurado em 1913 com um concerto dado pela maior pianista brasileira, Guiomar Novaes (1894–1979).

O instrumento tem 1.300 tubos de até seis metros de altura, uma pedaleira com 30 teclas
e dois teclados com 56 teclas cada um, e foi fabricado na Alemanha por Wilhem Sauer.

O órgão ficou inativo por uma década, até ser 
restaurado em 2014; hoje, é possível escutar seu som maravilhoso nas missas aos domingos. Estima-se que existam apenas dez órgãos como esse em atividade no país.

Mas esta não é a única atração que motiva a visita à igreja de Santa Cecília: em seu teto, há uma belíssima pintura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, feito pelo famoso pintor Benedito Calixto, que também pintou outros murais na igreja. O sino vem da antiga igreja da Sé.

A igreja merece uma visita; o acesso a ela é muito fácil - a partir de Jundiaí, trens ou ônibus de linha destinados à estação Barra Funda, permitem tomar o metrô até a estação do mesmo nome.

domingo, 11 de dezembro de 2022

A lenda natalina do crisântemo

Diz a lenda que vivia na Floresta Negra, na Alemanha, um camponês chamado Hermann.

Na véspera de Natal, quando voltava  para casa, encontrou, caído na neve, um pobre menino que estava quase morto.

Tomou a criança nos braços e levou-a para a sua modesta cabana. A mulher do camponês e seus filhos tiveram, também, muita pena do infeliz e com ele repartiram alegremente a humilde ceia de Natal que tinham preparado.

O pequeno, que a bondade daquela gente havia confortado, passou a noite na cabana  e, na manhã seguinte, sem que ninguém pudesse notar, desapareceu.

Dias depois, ao entrar numa igreja, o camponês teve a sua atenção despertada por uma imagem do Menino Jesus e verificou, com assombro, a semelhança entre o Salvador e o pobrezinho a quem ele acudira na noite de Natal.

Não havia dúvida: o pequenino que fora socorrido e agasalhado na pobre cabana do camponês era o Menino Jesus!

Impressionado com a descoberta, Hermann voltou ao lugar em que havia encontrado o Menino Jesus e verificou que haviam milagrosamente nascido, no meio da neve, várias flores de extraordinária beleza. Apanhou cinco dessas flores e levou-as à sua mulher.

Essa flor veio a ser chamada de crisântemo: do grego  Christós, “Cristo”, e ánthemon, “flor”, ou seja: flores de Cristo.

EVANGELIZE: REPASSE ESTA POSTAGEM