domingo, 14 de novembro de 2021

SÃO JOÃO PAULO II QUASE FOI UM FRADE CARMELITA



A caminhada de São João Paulo II rumo ao sacerdócio foi interessante: iniciou seus estudos secretamente durante a ocupação nazista da Polônia e pretendeu se tornar um frade carmelita.

Muito cedo, João Paulo II foi apresentado, pelo amigo e mentor Jan Tyranowski, aos escritos de São João da Cruz, um carmelita espanhol que nasceu em 1542.

O futuro papa aprendeu espanhol para ler os escritos de São João da Cruz no original e chegou a escrever artigos a respeito deles.

Em 1945, um grande amigo seu, o frade Leonard Kowalowka (foto ao lado) se tornou Mestre dos Noviços em um mosteiro carmelita e João Paulo II, que estava chegando ao fim de seus estudos para se tornar sacerdote diocesano, pediu ao seu bispo, o futuro cardeal Adam Sapieha, autorização para se tornar carmelita.

Dom Sapihea recusou o pedido, dizendo a João Paulo II que “terminasse o que havia começado“. Resignado, João Paulo II foi ordenado sacerdote diocesano em 1946, tornando-se, mais tarde, bispo, cardeal e papa.

Ninguém sabe o que teria acontecido se João Paulo II tivesse se tornado um frade carmelita, mas o fato nos lembra que quando uma porta se fecha, outra se abre. Deus tinha outros planos para João Paulo II que não eram evidentes na época.

Felizmente, ele perseverou em seus estudos e, embora possa ter sentido o desapontamento da rejeição, mais tarde colheu os frutos de seguir a vontade de Deus.

sábado, 6 de novembro de 2021

IRMÃ RAFFAELLA PASSA A OCUPAR ALTO CARGO NO VATICANO



O Papa Francisco acaba de nomear a irmã Raffaella Petrini como secretária-geral do Governatorato, um cargo altíssimo na estrutura do Vaticano, com inúmeras responsabilidades, inclusive chefiando a polícia.

Aos 52 anos, a irmã Raffaella é franciscana e tem uma formação acadêmica muito sólida, inclusive com um doutorado pela Pontifícia Universidade de San Tommaso d’Aquino, de Roma, onde é professora. 

Até agora vinha trabalhando junto à Congregação para a Evangelização dos Povos.

Tradicionalmente, esse cargo era ocupado por bispos. A nomeação da irmã Raffaella segue-se à nomeação da irmã Nathalie Becquart para o cargo subsecretária do sínodo dos bispos, tornando-a a primeira mulher da história a ter direito a voto nesse órgão.

O Papa disse que   não vê razão para que mulheres não ocupem postos   de liderança, exceto aqueles que, por razões doutrinárias, estão abertos apenas aos padres ordenados.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

O EVANGELHO DESTE DOMINGO: O SERMÃO DA MONTANHA



Neste domingo, o Evangelho é o de São Mateus 5,1-12a, que nos traz uma das mais belas páginas da Bíblia, o Sermão da Montanha:

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,  e Jesus começou a ensiná-los:

- “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

- Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

- Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

- Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

- Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

- Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

O texto de Mateus  traz sempre uma alegria oferecida por Deus. 

Jesus proclama as bem-aventuranças àqueles que, por alguma razão, passam por provação ou sofrimento. 

São bem-aventurados os que se encontram em situação de dependência, fraqueza ou debilidade, porque Deus está pronto para instaurar seu Reino, que transformará os sofrimentos em bênçãos.