sexta-feira, 29 de abril de 2022

A liturgia do 3º domingo do Tempo Pascal



A liturgia deste 3º domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.

A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.

A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.

O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projeto libertador de Jesus, mas avisa que a ação dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.

Evangelize! Compartilhe esta postagem

domingo, 24 de abril de 2022

NOVOS DIÁCONOS NO SANTUÁRIO


Com muita alegria registramos que na Diocese de Jundiaí estão sendo ordenados 60 novos diáconos permanentes, dois dos quais vinculados ao nosso Santuário: Cláudio Marcelo de Sousa e Thiago Mendes dos Santos.

O diaconato é um dos três graus do sacramento da Ordem; os outros dois são o episcopado (bispos) e o presbiterado (sacerdotes).

Na atualidade, existem os diáconos transitórios, aqueles que estão se preparando para o sacerdócio e os diáconos permanentes, homens casados ou celibatários – esse grau foi criado pelo Concílio Vaticano II.

Os diáconos permanentes exercem importante papel na Igreja, apoiando os bispos e os párocos em suas atividades e em celebrações. Podem batizar, celebrar casamentos, proclamar o Evangelho, pregar, presidir funerais e executar diversas outras atividades.

Claudio e Thiago foram formalmente apresentados à comunidade do Santuário em 24 de abril.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Cuidado com o "Desafio Euphoria": ajude a proteger nossas crianças e adolescentes

O portal católico Aleteia nos alerta sobre o “Desafio Euphoria” a mais recente   "modinha”  que vem crescendo entre crianças e adolescentes que usam as redes sociais TikTok, Twitter e  Facebook.

De tempos em tempos, modinhas estúpidas e potencialmente mortais se disseminam nessas faixas etárias, apavorando pais e professores e causando tragédias entre os menores. 

Um dos casos de maior gravidade até hoje foi o “Desafio da Baleia Azul“, que, em 2017, incentivava a automutilação e o suicídio.

A nova “modinha” faz referência à série “Euphoria”, da rede HBO, e consiste em produzir pó a partir de corretivo líquido, também conhecido como "branquinho", solidificado, com o objetivo de simular a produção, a venda e a inalação de cocaína.

Entre os vídeos que circulam por essas redes sociais, pode-se ver alunos inalando o pó nos intervalos das aulas, em banheiros de escolas ou até mesmo dentro das próprias salas de aula.

A inalação de corretivo, além do risco de intoxicação devido à frequente presença de ingredientes como o etanol e o óxido de titânio, pode danificar as mucosas e agravar doenças  como rinite e sinusite.

Algumas escolas têm tomado medidas severas para coibir a nova onda, incluindo suspensões e até a solicitação de presença policial. Medidas mais duras já foram registradas em estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

É possível encontrar nas redes sociais postagens de alunos que presenciaram a suspensão ou mesmo a expulsão de colegas. Várias escolas têm orientado os pais a observarem mais atentamente os filhos e as suas atividades no celular e nas redes sociais.

Quanto à série de televisão “Euphoria”, trata-se de uma produção classificada para maiores de 18 anos e veiculada por um canal pago, mas, ainda assim, tem obtido sucesso entre adolescentes. 

A série vem recebendo críticas por “glamourizar” o uso de drogas.

Ajude a proteger nossas crianças e adolescentes: divulgue este post

 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Bispo alerta-nos sobre políticos que defendem o aborto

Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa, Goiás, alerta-nos dizendo que “eleitor que vota em candidato pró-aborto peca gravemente”

O prelado recomenda que os católicos fiquem atentos a candidatos defendam a legalização do aborto, pois não podemos ter como representantes aqueles que promovem o assassinato de inocentes.

O bispo goiano lembrou os casos de países como Colômbia, México e Argentina, onde, sob governos de viés esquerdista, a prática do aborto foi liberada ou expandida nos últimos meses.

Dom Adair alerta para o fato de que, no Brasil, cenário semelhante pode concretizar-se caso seja aprovada proposta do PSOL pedindo que o aborto no Brasil seja descriminalizado até a 12ª semana de gestação.

Devemos permanecer atentos e alertar nossos irmãos acerca do perigo que corremos.

Evangelize: divulgue esta postagem