O portal católico Aleteia nos alerta sobre o “Desafio Euphoria” a mais recente "modinha” que vem crescendo entre crianças e adolescentes que usam as redes sociais TikTok, Twitter e Facebook.
De tempos em tempos, modinhas estúpidas e potencialmente mortais se disseminam nessas faixas etárias, apavorando pais e professores e causando tragédias entre os menores.
Um dos casos de maior gravidade até hoje foi o “Desafio da Baleia Azul“, que, em 2017, incentivava a automutilação e o suicídio.
A nova “modinha” faz referência à série “Euphoria”, da rede HBO, e consiste em produzir pó a partir de corretivo líquido, também conhecido como "branquinho", solidificado, com o objetivo de simular a produção, a venda e a inalação de cocaína.
Entre os vídeos que circulam por essas redes sociais, pode-se ver alunos inalando o pó nos intervalos das aulas, em banheiros de escolas ou até mesmo dentro das próprias salas de aula.
A inalação de corretivo, além do risco de intoxicação devido à frequente presença de ingredientes como o etanol e o óxido de titânio, pode danificar as mucosas e agravar doenças como rinite e sinusite.
Algumas escolas têm tomado medidas severas para coibir a nova onda, incluindo suspensões e até a solicitação de presença policial. Medidas mais duras já foram registradas em estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
É possível encontrar nas redes sociais postagens de alunos que presenciaram a suspensão ou mesmo a expulsão de colegas. Várias escolas têm orientado os pais a observarem mais atentamente os filhos e as suas atividades no celular e nas redes sociais.
Quanto à série de televisão “Euphoria”, trata-se de uma produção classificada para maiores de 18 anos e veiculada por um canal pago, mas, ainda assim, tem obtido sucesso entre adolescentes.
A série vem recebendo críticas por “glamourizar” o uso de drogas.
Ajude a proteger nossas crianças e adolescentes: divulgue este post
Nenhum comentário:
Postar um comentário