segunda-feira, 15 de maio de 2023

A Encíclica Pacem in Terris e o Papa São João XXIII

A Pacem in Terris (em português Paz na Terra) é uma Encíclica do Papa São João XXIII trazendo recomendações para a busca da paz com base em princípios como Verdade, Justiça, Caridade e Liberdade.

Foi publicada no dia 11 de abril de 1963, dois meses antes da morte de João XXIII. Eram tempos difíceis, vivia-se a Guerra Fria: dois anos fora construído o Muro de Berlim e alguns meses antes acontecera a Crise dos Mísseis em Cuba, que levou o Mundo à beira de uma guerra nuclear.

Nesse cenário, João XXIII, através deste documento defende que "os conflitos entre as nações devem ser resolvidos com negociações e não com armas e com confiança mútua. O Papa disse nele que “a paz entre os povos exige: a verdade como fundamento, a justiça como norma, o amor como motor, a liberdade como clima".

Esta encíclica é considerada uma das mais importantes do século XX e é também o primeiro documento da Igreja a ser dirigido não apenas aos católicos, mas também a “todas as pessoas de boa vontade”.

São João XXIII, foi o Papa da Paz e esta Encíclica está intimamente ligada ao seu nome, que é também vista como o testamento deste grande Santo da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário