quarta-feira, 28 de junho de 2023

CAI MUITO O NÚMERO DE ORDENAÇÕES NA FRANÇA



O último fim de semana de junho costuma ser marcado, na tradição católica francesa, pelas ordenações de novos presbíteros.

Nos entanto, ao longo dos últimos 20 anos, a quantidade de ordenações sacerdotais diocesanas caiu pela metade na França.

De 2000 a 2010, a média dessas ordenações  esteve ao redor de 100 ao ano, número que vem caindo constantemente - em 2023 apenas 52 novos sacerdotes diocesanos foram  ordenados em toda a França.

Os seminários franceses enfrentam um panorama tão desafiador quanto o do catolicismo no país, que vem aceleradamente se secularizando.

No caso das congregações e ordens religiosas, o ano de 2023 trará apenas 37 novos sacerdotes na França.

Esse total de 89 novos sacerdotes é muito pequeno para um país que tem quase 68 milhões de habitantes, dos quais 29% se dizem católicos, mas com apenas cerca de 1,5 milhões frequentando regularmente as igrejas.

Infelizmente essa situação é generalizada: 
segundo os dados divulgados em 2022 pelo Anuário Estatístico da Igreja (Annuarium Statisticum Ecclesiae), o número de candidatos ao sacerdócio caiu de 114.058 em 2019 para 111.855 em 2020, tendo havido apenas um pequeno aumento na África - já nas Américas, o número de seminaristas diminuiu em 4,2%.

De nossa parte, devemos pedir a Deus que aumente o número de vocações, enquanto trabalhamos pelo aumento do número de vocações. 

Ajude a evangelizar - repasse este post







domingo, 18 de junho de 2023

AS ORAÇÕES JACULATÓRIAS

Através da sua conta no Twitter, o Papa Francisco explicou o que são as orações jaculatórias, algo de quase não ouvimos mais falar na Igreja.

Disse o Papa:

“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos ‘sintonizados’ com o Senhor”.

A postagem, feita no dia 5 de maio desse ano,    é direcionada principalmente às pessoas que alegam dispor de pouco tempo no dia-a-dia para se dedicarem à oração. 

A elas, o papa recomenda essa prática simples e eficaz das jaculatórias, que, conforme ele próprio definiu, são “orações muito curtas”: por isso mesmo, são de fácil memorização e servem como ajuda para ficarmos “sintonizados com o Senhor” no decorrer da jornada, em meio às tantas atividades do cotidiano.

Francisco citou exemplos:

“Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’”.

O Papa aproveitou para incentivar os fiéis:

“Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos? Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele”.


Ajude a evangelizar: compartilhe este post.