quarta-feira, 24 de abril de 2019

JUDAS SALVOU-SE?

Passada a Semana Santa, ao refletir sobre os fatos nela relembrados, muitas pessoas se perguntam: Judas salvou-se? Alguns afirmam com certeza que sim, outros pensam o contrário e há ainda os que não tm certeza sobre o assunto.

O que se pode afirmar com certeza é que ele se suicidou, conforme nos narra Mateus no capítulo 27, versículos 3 a 5  de seu Evangelho: "Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua. Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se".

Quem tem um texto bastante interessante é a ACI Digital, serviço da antiga Agência Católica de Informações, entidade peruana ligada à Igreja. Esse  texto cita um vídeo gravado pelo padre hondurenho Samuel Bonilla, conhecido como “Padre Sam”, onde o tema é comentado.


Nele,  perguntado  se a Misericórdia de Deus poderia ter salvado um Judas arrependido, Padre Sam disse que não se pode responder com certeza, porque o arrependimento é uma atitude interior” e que não existe nada na Bíblia que confirme o arrependimento de Judas. 

No entanto, o Padre ressalta que  a Misericórdia de Deus é infinita e que podemos refletir sobre o assunto lembrando dois fatos: o primeiro, a fala de Jesus a Santa Faustina Kowalska, na qual o Senhor lhe diz: “Se soubessem o destino de Judas, abusariam de minha Misericórdia”. Disse isso como que para fazer ver que a Misericórdia de Deus é infinita sempre que haja arrependimento. Ou seja, se Judas se arrependeu, e isso não sabemos, a Misericórdia de Deus estava aberta para ele. Aqui podemos saber um pouco mais sobre Santa Faustina Kowalska. 

O segundo fato é narrado em um dos escritos de Santo Antônio de Pádua. O Santo conta que uma mulher idosa  foi visita-lo, muito triste porque seu filho havia se suicidado,   jogando-se de uma ponte sobre um rio e se afogado. Naquele tempo, não se permitia que suicidas fossem lembrados durante as Missas, e respondendo à senhora que lhe peguntara se podia rezar pelo filho, disse Santo Antonio:   ‘Entre ele e o rio há um espaço e esse espaço é o da Misericórdia de Deus”.

Baseado nesses fatos, o Padre Sam disse que é possível que o suicida,   nos últimos momentos, quando percebe que está perdendo sua vida,  se de conta do valor da vida, e  sozinho com Deus,  pode ser que  se arrependa. “Sempre há oportunidade, inclusive no último momento da vida, para alguém que se arrepende de verdade. A Misericórdia de Deus é infinita”, concluiu Padre Sam. 

Tudo isso nos leva a três conclusões: a primeira é que precisamos seguir o que está em Mateus 7:1: "Não julgueis, para que não sejais julgados". A segunda, é que nesses tempos, em que o suicídio parece tornar-se uma epidemia, devemos abrir nossos corações para todos aqueles que podem chegar a esse gesto extremo, de forma a ajuda-los a deixarem seu desespero e se reaproximarem de Deus. A terceira, que devemos rezar sempre pelas almas dos infelizes que tiraram suas próprias vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário