terça-feira, 30 de julho de 2024

OS APÓSTOLOS TIAGO E JOÃO



Os Evangelhos não dão muitos detalhes ao descreverem os Apóstolos, quase sempre mencionam apenas seus nomes. 

Uma exceção acontece quando Marcos (3:13-19) fala sobre eles, e acerca de Tiago e João, que eram irmãos, diz que os mesmos eram filhos de Zebedeu e que Jesus os chamava de "Bo-aner′ges", o que significa "filhos do trovão".

Acredita-se que eram chamados assim em função de seu temperamento forte e zelo na evangelização.  

Uma curiosidade adicional é que Tiago, nos países de língua inglesa, é chamado James.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

quarta-feira, 10 de julho de 2024

JORNALISTA NOS TRAZ UMA EXCELENTE REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DE 10 DE JULHO

O jornalista Nelson Manzatto nos traz uma excelente reflexão sobre o Evangelho de hoje (Mt 10,1-7):

Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Diz o jornalista:

Nós devemos ter sempre a convicção de que,
se fomos chamados para trabalhar no Reino de Deus, foi Jesus quem nos chamou.

Outras pessoas podem até ter participado deste chamado, mas forma instrumentos nas mãos de Jesus para que esse chamado acontecesse.

E porque foi Jesus quem nos chamou, é da obra dele que participamos.

Não temos o nosso próprio projeto e nem participamos de projetos de outras pessoas, mas na verdade, nos inserimos no projeto do próprio Jesus.

Com isso, não realizamos a nossa obra, mas a obra daquele que nos chamou e não agimos pelo nosso próprio poder, mas agimos pelo poder daquele que nos chamou e nos enviou para a realização do seu projeto de amor.

                       Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem