quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

GREGÓRIO X, NÃO ERA PADRE E FOI ELEITO PAPA



A Igreja celebrou em 10 de janeiro o beato Gregório X, eleito papa sem ser padre e enquanto estava na Terra Santa, junto aos cruzados.


O livro Vidas dos Santos, do historiador padre Alban Butler, diz que o beato Gregório X, cujo nome civil era Teobaldo Visconti (1210-1276), era natural de Piacenza, Itália. Tornou-se arquidiácono em Liège, Bélgica, antigo cargo eclesiástico com funções na administração diocesana.


Mais tarde, por ordem do papa Clemente IV, partiu para a Terra Santa, como pregador numa cruzada.


Clemente IV morreu e a Igreja mergulhou numa grave crise porque os cardeais, divididos entre os pró-alemães e os pró-franceses, não conseguiram chegar a acordo sobre a escolha de um sucessor.


Depois de vários anos sem papa, os cardeais criaram uma comissão de seis cardeais que designariam o novo papa.


Em um dado momento, o franciscano São Boaventura, Doutor da Igreja, resolveu a disputa dando o seguinte conselho: “Façamos papa alguém que não seja cardeal”. Assim, a comissão elegeu Teobaldo Visconti, que havia sido secretário de cardeais e grande diplomata, vivendo uma vida exemplar.


Delegados da Igreja partiram imediatamente para a Terra Santa para dar a notícia a Visconti e pedir-lhe que fosse a Roma. Ao chegar à Cidade Eterna, em março de 1272, foi ordenado sacerdote, depois bispo e depois coroado papa, assumindo o nome de Gregório X.


Por causa da demora excessiva dos cardeais na eleição de Gregório X, este decidiu que os cardeais não poderiam mais deixar o local onde estavam reunidos até que o novo papa não fosse eleito.


Essa medida gerou a expressão "conclave", que tem origem no latim "cum clave", que significa literalmente "com chave" ou "em lugar fechado com chave" e designa o processo de eleição de um novo papa, que ocorre em um ambiente fechado para garantir sigilo e isolamento.

Esta postagem é ilustrada com uma imagem de Gregorio X que se encontra na catedral de Arezzo, na Itália.

Ajude a evangelizar - compartilhe este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário