sexta-feira, 11 de maio de 2018

A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA SEMPRE FOI NEGRA?

O programa “Religião também se aprende”, da Rádio Aparecida, recebeu uma pergunta de um ouvinte; seu questionamento era sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada no Rio Paraíba em 1717: afinal, qual é a sua cor original, branca ou negra? 

Segundo o infográfico criado pelo site do Santuário Nacional (muito interessante, deve ser visitado por todos), de acordo com a historiadora Tereza Pasin a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600, provavelmente pelo frei Agostinho de Jesus, que se ocupava em moldar em argila piedosas imagens da Imaculada Conceição que eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.

O material em que a imagem foi confeccionada é a terracota, um tipo de argila de tom marrom não tão escuro como se vê hoje na imagem. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul; há quem diga que ela era clara e pelo tempo no rio e pela fumaça das velas no oratório tenha enegrecido.

O missionário redentorista padre Lucas Emanuel, ao responder ao ouvinte, enaltece a beleza do mistério de Deus revelado na imagem negra: “Olhamos como Deus está atento as nossas realidades. A imagem apareceu no momento em que havia muitos negros escravos, significa que Deus não concorda com a escravidão e quer que todos nós tenhamos dignidade e liberdade.”

Branca ou negra, o importante é que a imagem simboliza alguém muito importante para todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário