quarta-feira, 9 de maio de 2018

O CANTO GREGORIANO - UMA DAS MARAVILHAS DE NOSSA IGREJA

O canto gregoriano, também chamado de cantochão, é um gênero de música vocal   não acompanhada por instrumentos, utilizado no ritual de nossa Igreja.

As características desse genêro musical foram herdadas dos salmos judaicos, cantados nas antigas sinagogas e de musicas das Igrejas cristãs orientais. Até o final da Idade Média, apenas esse tipo de música podia ser utilizado nos rituais da Igreja.

No século VI,  Gregório Magno, mais tarde Papa São Gregório I, selecionou, compilou e sistematizou os cânticos eclesiásticos e diferentes liturgias ocidentais espalhados pela Europa com o objetivo de unifica-los para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja - é   de seu nome que deriva o termo gregoriano.

O Papa Gregório fundou a Schola Cantorum, instituição cuja finalidade era ensinar e aprimorar o canto litúrgico. Mosteiros e abadias de toda a Europa enviavam religiosos para Roma no intuito de adquirir a necessária formação musical para, posteriormente, levar tais ensinamentos para a comunidade local.

Podemos ouvir aqui uma  bela amostra de canto gregoriano: os monges do Mosteiro de São Bento, São Paulo cantam  Puer Natus Est Nobis (O Menino nasceu para nós), com um belo conjunto de imagens de Natal, em cuja missa essa obra é usualmente cantada.

Alias, este Mosteiro merece ser visitado (é fácil chegar até lá usando o Metro); neste link estão os horários onde os monges cantam. É uma experiência maravilhosa; abaixo, vistas do mosteiro e dos monges cantando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário