sexta-feira, 24 de maio de 2019

A ASCENSÃO DO SENHOR

Rafael, 1500
Garofalo, 1515
O Novo Testamento nos ensina que que Jesus ressuscitado ascendeu ao céu com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos; isso é sempre comemorado numa quinta feira,  40 dias após a ressureição. 

A partir do século IX as cenas da Ascensão passaram a ser representadas quase sempre com Jesus indo para o céu, mas com sua mão direita abençoando as pessoas que estão na terra, e por extensão,  abençoando toda a Igreja. O tema chamou a atenção de pintores famosos - algumas de suas obras ilustram este post - abaixo de cada uma, temos o nome do autor e a data aproximada em que foram produzidas.  

Copley, 1775
Brea, 1483
Os evangelhos incluem duas breves descrições da ascensão de Jesus, em Lucas 24:50-53 e Marcos 16:19. Outra descrição  da ascensão  de Jesus está em  Atos 1:9-11. Lucas conta-nos como Jesus conduz os onze discípulos até Betânia, localidade próxima a Jerusalém, descrevendo assim a ascensão: "Ele os levou até Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, apartou-se deles e foi elevado ao céu. Eles, tendo-o adorado, voltaram para Jerusalém com grande gozo".

Marcos, por sua vez, nos diz: "Depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e sentou-se à destra de Deus". 

Perugino, 1497
Tintoretto, 1579
Os Atos dos Apóstolos relatam as aparições de Jesus após a ressurreição e a sua ascensão; a  narrativa também indica que a ascensão se deu no Monte das Oliveiras, próximo a Jerusalém, e que após instruir os apóstolos, Jesus subiu aos céus; a ascensão é descrita assim: "Tendo dito estas coisas, foi Jesus elevado à vista deles, e uma nuvem o recebeu e o ocultou aos seus olhos". Os Atos dizem a seguir que apareceram dois anjos vestidos de branco que disseram aos Apóstolos   que "esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu".

Tudo isso faz parte do Credo: "ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos".

Preparemo-nos para celebrar adequadamente essa data que se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário