
Diferentemente de outros modelos de espiritualidade cristã e católica, a espiritualidade salesiana não se concretiza nem pode ser vivida em clausura. É próprio dessa espiritualidade reunir padres, irmãos e irmãs de vida consagrada (pessoas não ordenadas, que fazem apenas votos simples de castidade, pobreza e obediência) e fiéis casados ou não, em torno dessa missão de atender, cuidar, educar e amar a juventude - uma das idéias básicas é educar pelo exemplo.
No Brasil, em 1883 os salesianos fundaram sua primeira obra no Brasil: o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói.
Atualmente mantêm mais de cem instituições de ensino fundamental e médio no país, com aproximadamente noventa mil alunos e quatro mil educadores; dirigem dez grandes universidades e centros universitários, oferecendo mais de cem cursos. Administram também uma rede muito ampla de obras sociais e de formação profissional. Mais de 40 de seus membros que atuam ou atuaram no Brasil foram sagrados bispos.

Nosso entao Reitor, Padre Alberto, foi aluno do Campus Pio XI do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Essa entidade (https://unisal.br/unidades/pioxi/) tem diversos cursos de graduação e pós voltados ao atendimento das necessidades da Igreja e da sociedade; os padres e seminaristas de nossa diocese estudam ali, especialmente na área de teologia.
Nosso então Vigário, Padre Cristiano é salesiano.
Realmente, os salesianos são católicos a serem admirados e imitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário