Um estudo feito pelo professor Fernando Altemeyer Júnior, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, aponta que, do total de bispos brasileiros, 32 foram nomeados pelos Papas São Paulo VI, 216 por São João Paulo II, 125 por Bento XVI e 105 pelo Papa Francisco.
O mais idoso é Dom Aldo Mongiano, bispo emérito da diocese de Roraima, que completou 100 anos de idade em 1º de novembro de 2019. Ele é também o bispo com mais tempo de ordenação sacerdotal: 76 anos. Já o bispo com mais tempo de ordenação episcopal é dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, emérito de Curitiba, com 53 anos de bispo.
Quanto ao mais jovem, trata-se de dom Valdemir Vicente Andrade Santos, que tem 46 anos de idade e é bispo auxiliar de Fortaleza. Já o que tem menos tempo de sacerdócio, 17 anos, é dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória, Paraná, ordenado padre em 2002. O de ordenação episcopal mais recente será dom Dilmo Franco de Campos, a ser ordenado bispo neste próximo 25 de janeiro de 2020. Ele será auxiliar de Anápolis, Goiás.

Nosso país também tem, no momento, 9 dioceses vacantes, ou seja, à espera da nomeação do seu novo bispo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário