O Papa João Paulo I, cujo pontificado durou apenas 33 dias e foi um dos mais breves da história da Igreja, será beatificado no dia 4 de setembro de 2022.
Batizado como Albino Luciani, o assim chamado “Papa do Sorriso” foi eleito em 1978 como o 263º pontífice da Igreja Católica. Pouco mais de um mês depois, João Paulo I morreu de ataque cardíaco, na noite de 28 de setembro.
Em outubro passado, o Papa Francisco aprovou um decreto da Congregação para as Causas dos Santos em que reconhece um milagre atribuído à intercessão do Papa João Paulo I.
O milagre em questão aconteceu em 2011 em Buenos Aires: uma menina de 11 anos se recuperou inexplicavelmente de uma grave encefalopatia inflamatória aguda grave, estado epiléptico maligno refratário e choque séptico. O quadro clínico era muito grave, caracterizado por numerosas convulsões diárias e quatro séptico de broncopneumonia.
A menina se recuperou após sua vida ter sido confiada à intercessão do Papa João Paulo I. Esta inciativa foi responsabilidade do pároco da paróquia à qual pertencia o hospital.
É uma grande alegria para todos os que acompanharam o breve pontificado de João Paulo I.