sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

4º DOMINGO DO ADVENTO: MARIA VISITA ISABEL



Lembremos o Evangelho deste 4º domingo do Advento - Lucas 1,39-47:

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Neste último domingo do Advento nossa atenção deve estar focada em Maria.

O Evangelho de hoje nos apresenta a cena tão familiar da visita de Maria à sua prima Isabel; Lucas nos mostra Maria deixando apressadamente sua casa de Nazaré para viajar subindo a montanha, rumo à casa de Zacarias e de Isabel, para ajudá-la.

É importante destacar a expressão “apressadamente”: as coisas de Deus merecem essa urgência. Inclusive podemos dizer que as únicas coisas que merecem urgência são as de Deus – devemos entender bem esse conceito: pressa alegre, diligência, amor.

Maria vive para Deus, para o seu amor e para os outros. Ela capta rapidamente a situação: o anjo não lhe sugere viajar para ver sua prima. Mas ela entende o que Deus quer e faz o que se espera dela.

Quando uma pessoa tem essa harmonia com Deus, veem-se os resultados: como a ação do Espírito Santo nas palavras de exultação de Isabel, proclamando-a pela primeira vez Mãe do Senhor. Nesse momento também acontece a santificação do Batista, ainda no ventre materno.

Precisamos ganhar essa sabedoria das almas santas, que pensam, falam e reagem de acordo com os planos de Deus.

Evangelize: divulgue este post


Nenhum comentário:

Postar um comentário