Um antigo padre anglicano foi nomeado bispo de uma diocese católica especial na Inglaterra.
O Papa Francisco nomeou o Pe. David Waller (foto ao lado), de 63 anos, como bispo do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, uma diocese criada especificamente para ex-anglicanos que se tornaram católicos.
O Pe. Waller, em 2011, fez parte do primeiro grupo de clérigos anglicanos a serem ordenados sacerdotes católicos sob as disposições da Anglicanorum Coetibus, a constituição apostólica de 2009 do Papa Bento XVI que autorizou a criação de "ordinariatos pessoais" para anglicanos que se tornaram católicos.
O ordinariato é uma região geográfica semelhante a uma diocese. As paróquias que compõem esses ordinariatos retêm elementos da herança anglicana e algumas de suas práticas litúrgicas.
Existem três destes ordinariatos: no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Oceania.
Muitos padres desses ordinariatos, anteriormente clérigos anglicanos, são casados, mas somente os celibatários podem se tornar bispos na Igreja Católica, mas o antecessor do Pe. Weller, que renunciou em função da idade, é casado e era bispo da Igreja Anglicana, embora na Igreja Católica tivesse o título de "Ordinary".
Uma situação curiosa para nós católicos comuns, mas certamente uma benção de Deus.
Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário