segunda-feira, 28 de outubro de 2024

REFLEXÕES SOBRE O EVANGELHO DE 3 DE NOVEMBRO: O SERMÃO DA MONTANHA

A liturgia do próximo domingo, 3 de novembro, nos traz o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 1 a 12, sobre o qual propomos refletir.

Trata-se do Sermão da Montanha em que 
Jesus nos apresenta as Bem-Aventuranças, um convite a uma nova forma de viver, válida até os dias de hoje. 

Ao dizer que "bem-aventurados" são os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores e os perseguidos por causa da justiça, Jesus está nos mostrando um caminho alternativo ao que o mundo oferece.  

A felicidade proposta por Jesus não se encontra nas riquezas, no poder, na fama ou nos prazeres passageiros. 

Ela está em sermos como crianças, confiantes e entregues à vontade de Deus; em reconhecer nossas limitações e dependermos de Sua graça; em cultivar a paz interior e a compaixão pelo próximo; em buscar a justiça e a verdade; em sermos puros de coração e vivermos em comunhão com Deus.

As Bem-Aventuranças nos desafiam a mudar nossa perspectiva de vida. 

São um convite a sairmos da superficialidade e a buscarmos a profundidade da experiência espiritual. Ao vivermos as Bem-Aventuranças, tornamo-nos discípulos de Jesus e irradiamos a Sua luz no mundo.

Nesse domingo, podemos orar dizendo "Senhor Jesus, agradecemos por Tua Palavra que nos ilumina e nos transforma. Ajuda-nos a viver as Bem-Aventuranças e a sermos verdadeiros discípulos Teus. Que possamos ser sal da terra e luz do mundo, irradiando Tua graça e misericórdia por onde passarmos. Amém."


Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem

 



terça-feira, 15 de outubro de 2024

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos marianos mais antigos e remete ao período da infância de Jesus, em Nazaré da Galileia. 

Segundo a tradição, São José, marido de Maria, esculpiu uma imagem de Maria carregando Jesus. 

Em 361, essa imagem foi levada a Portugal e escondida no pico de São Bartolomeu, sendo encontrada apenas em 1119, dando início à sua veneração e a muitos milagres. 

Em 1182 foi erguida uma ermida dedicada a Nossa Senhora de Nazaré,  onde hoje está o Santuário de Nazaré, em Portugal.

No Brasil, a devoção começou em 1700, quando um homem  chamado Plácido encontrou  uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré  às margens do igarapé Murutucu, em Belém do Pará,  perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar. 

A notícias acerca da imagem  milagrosa se espalharam e todos os anos milhares de devotos visitavam a capela para pedir milagres e agradecer as graças alcançadas - hoje, uma bela igreja substituiu a antiga capela.

Atualmente, Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida cotidiana do povo paraense. Está nas casas, nas lojas, nos mercados, instituições, em todos os lugares é possível encontrar uma imagem.

Nossa Senhora de Nazaré é festejada ali em outubro - esses festejos são chamados "Círio de Nazaré", e sua procissão mais importante reúne cerca de dois milhões de pessoas.
Ajude a evangelizar - compartilhe este post