Segundo a tradição, São José, marido de Maria, esculpiu uma imagem de Maria carregando Jesus.
Em 361, essa imagem foi levada a Portugal e escondida no pico de São Bartolomeu, sendo encontrada apenas em 1119, dando início à sua veneração e a muitos milagres.
Em 1182 foi erguida uma ermida dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, onde hoje está o Santuário de Nazaré, em Portugal.
No Brasil, a devoção começou em 1700, quando um homem chamado Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murutucu, em Belém do Pará, perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar.
A notícias acerca da imagem milagrosa se espalharam e todos os anos milhares de devotos visitavam a capela para pedir milagres e agradecer as graças alcançadas - hoje, uma bela igreja substituiu a antiga capela.
Atualmente, Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida cotidiana do povo paraense. Está nas casas, nas lojas, nos mercados, instituições, em todos os lugares é possível encontrar uma imagem.
Nossa Senhora de Nazaré é festejada ali em outubro - esses festejos são chamados "Círio de Nazaré", e sua procissão mais importante reúne cerca de dois milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário