domingo, 30 de março de 2025

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA, LÆTARE: DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA, ALEGRIA E ESPERANÇA





O Lætare é um domingo especial na Quaresma, celebrado pelos cristãos. Seu nome vem do latim e significa "Alegra-te, Jerusalém!". Ele traz um sentimento de alegria para esse período que, de modo geral, é mais reservado.

Durante a Quaresma, os cristãos costumam refletir, jejuar e fazer penitência. O Lætare, então, surge como um alívio, um momento de esperança e felicidade, pois a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus, está chegando.

Enquanto a Quaresma nos lembra de refletir sobre nossos atos, o Lætare nos recorda que Deus é misericordioso e que Jesus ressuscitou para nos salvar. É como se, depois de uma noite escura, os primeiros raios de sol começassem a aparecer, anunciando um novo dia.

A celebração do Lætare também é especial. As roupas usadas nas missas, que geralmente são roxas na Quaresma, podem ser roseas nesse domingo, simbolizando alegria e moderação. As leituras da Bíblia e as orações também falam da bondade de Deus e da felicidade da salvação.

Neste domingo, são lidos trechos da Bíblia, como Lucas 15, 1-3, 11-32, que conta a história do Filho Pródigo, e o Salmo 33, que convida a experimentar a bondade de Deus.

Além disso, as regras da Quaresma ficam um pouco mais leves no Lætare. Por exemplo, alguns cristãos podem comer carne nesse dia, o que não é comum durante o resto da Quaresma. Mas isso não significa abandonar a reflexão, e sim renovar as energias para seguir firme até a Páscoa.

O Lætare nos convida a sentir alegria e esperança durante a Quaresma. Ele nos lembra que Deus é muito bom e que Jesus ressuscitou para nos dar a vida eterna. É um momento para recuperar o ânimo e fortalecer a fé, para que possamos celebrar a Páscoa com o coração cheio de alegria e gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário