Conforme dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há cerca de 22 mil padres em nosso país - um para cada 9,5 mil brasileiros.
Mas esse número vem caindo: em 1970, eram 13 mil sacerdotes, mas uma população de pouco mais de 93 milhões. Cada padre, portanto, tinha potencialmente 7,1 mil fiéis para atender.
Em 2010, já eram 22 mil padres, mas pela população da época, cada um atendia cerca de 8,7 mil brasileiros.
O Padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, diz que essa queda é uma preocupação da Igreja.
O Padre Eliomar, que é também diretor geral da Edições Loyola, acredita que o ideal seria um sacerdote para cada 5 mil pessoas, o que implicaria praticamente em dobrar o número de padres no Brasil.
Para agravar a situação, o Anuário Pontifício, publicado em março passado, informa que o número global de seminaristas caiu de aproximadamente 108 mil em 2022 para pouco mais de 106 mil em 2023.
Para nós católicos, esses números deixam clara a necessidade de pedirmos a Deus que aumente as vocações, ao mesmo tempo em que devemos refletir sobre as causas dessa queda e no que podemos fazer para revertê-la.
Ajude a evangelizar, compartilhe esta postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário