terça-feira, 30 de julho de 2024

OS APÓSTOLOS TIAGO E JOÃO



Os Evangelhos não dão muitos detalhes ao descreverem os Apóstolos, quase sempre mencionam apenas seus nomes. 

Uma exceção acontece quando Marcos (3:13-19) fala sobre eles, e acerca de Tiago e João, que eram irmãos, diz que os mesmos eram filhos de Zebedeu e que Jesus os chamava de "Bo-aner′ges", o que significa "filhos do trovão".

Acredita-se que eram chamados assim em função de seu temperamento forte e zelo na evangelização.  

Uma curiosidade adicional é que Tiago, nos países de língua inglesa, é chamado James.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

quarta-feira, 10 de julho de 2024

JORNALISTA NOS TRAZ UMA EXCELENTE REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO DE 10 DE JULHO

O jornalista Nelson Manzatto nos traz uma excelente reflexão sobre o Evangelho de hoje (Mt 10,1-7):

Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Diz o jornalista:

Nós devemos ter sempre a convicção de que,
se fomos chamados para trabalhar no Reino de Deus, foi Jesus quem nos chamou.

Outras pessoas podem até ter participado deste chamado, mas forma instrumentos nas mãos de Jesus para que esse chamado acontecesse.

E porque foi Jesus quem nos chamou, é da obra dele que participamos.

Não temos o nosso próprio projeto e nem participamos de projetos de outras pessoas, mas na verdade, nos inserimos no projeto do próprio Jesus.

Com isso, não realizamos a nossa obra, mas a obra daquele que nos chamou e não agimos pelo nosso próprio poder, mas agimos pelo poder daquele que nos chamou e nos enviou para a realização do seu projeto de amor.

                       Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Carlo Acutis. o "padroeiro da internet"

Carlo Acutis (1991-2006) foi um jovem italiano beatificado pela Igreja e é conhecido como o "padroeiro da internet".

Nascido em Londres, mas criado em Milão, desde cedo demonstrou grande fé e devoção à Eucaristia e à Virgem Maria.

Tinha muito talento para trabalhar com computadores e utilizava seus conhecimentos para criar ferramentas de evangelização.

Faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, deixando um legado de fé, alegria e amor à Eucaristia que inspira pessoas no mundo todo.

Foi beatificado em 2020. Em 2024, o segundo milagre atribuído à sua intercessão foi reconhecido, abrindo caminho para sua canonização.

É considerado um modelo de santidade para os jovens, especialmente na era digital, por seu uso da internet para evangelizar e propagar a fé.

 

segunda-feira, 13 de maio de 2024

A conversão de São Paulo, apóstolo


Saulo, que depois tomou o nome de Paulo, nasceu em Tarso, capital da Cilícia, hoje parte da Turquia.

Era judeu, mas depois tornou-se cidadão romano.

Passou os primeiros anos de sua vida em Tarso. Dotado de muito amor ao estudo, foi estudar em Jerusalém, onde conheceu o Cristianismo, do qual tornou-se um grande inimigo; diz a tradição que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, fez questão de segurar as capas daqueles que o apedrejaram, como sinal de sua aprovação à morte de Estevão.

Determinado a destruir o Cristianismo foi autorizado a buscar e prender os cristãos. Fazia isso de forma violenta, acreditando estar servindo a Deus.

Numa data que os historiadores acreditam estar entre os anos 33 e 36, partiu para Damasco, na Síria, com o objetivo de prender e enviar a Jerusalém os cristãos daquela cidade.


Durante a viagem, estando já quase em Damasco, subitamente foi cercado por uma luz resplandecente vinda do céu, que o cegou. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’.

Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues’.

Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Jesus: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'. Saulo  assim o fez e hospedou-se na casa de uma pessoa chamada Judas.

Em Damasco vivia um cristão chamado Ananias, a quem o Senhor apareceu e disse: “Levanta-te, e vai à rua que se chama Direita, e procura em casa de Judas a um chamado Saulo de Tarso, porque ele está ali orando”.

Encontrando Saulo no local indicado, Ananias colocou as mãos sobre ele, dizendo: “Saulo, o Senhor Jesus que te apareceu no caminho me enviou para que recebas a visita e sejas cheio do Espírito Santo”. 

Saulo foi então batizado por Ananias, tendo nesse momento recuperado a visão - esse momento é mostrado no quadro de Pietro da Cortona, pintado ao redor de 1631.

A partir dai, passou a ser chamado Paulo, e vencido pelo amor de Cristo, transformou-se no maior Apóstolo do Evangelho.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

DOM AMARO, UMA VIDA DEDICADA A DEUS

 Nascido no sul da  Alemanha em 1º/1/1892,   Oscar Bodenmuller – ou Dom Amaro, como, mais tarde, se tornou conhecido – iniciou seus estudos na cidade de Leutkirch.


Em 1908, trazido ao Brasil por Dom Pedro Roeser, fez sua iniciação como noviço no Mosteiro da Ordem de São Bento, na Paraíba.

Em 1910, realizou sua primeira profissão religiosa, adotando o nome de Amaro e passando a ser chamado Frater (irmão) Amaro. 

Em 1913 completou seus estudos de Filosofia e Teologia, licenciando-se também em Direito Canônico. 

Ainda no Nordeste, lecionou Arqueologia e Arte Sacra no Seminário Arquidiocesano de Olinda. 

Vindo para Jundiaí em 1933, atuou junto à Congregação Beneditina durante 45 anos, desenvolvendo vários trabalhos ao lado do abade 
Dom Pedro Roeser, a quem sucedeu como superior do Mosteiro de São Bento. 

Foi, também, secretário da Catholica Unio do Brasil, uma organização de apoio à Igreja Oriental.

Em nossa cidade, além da intensa atividade pastoral, concretizou a fundação da Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

ANTIGO PADRE ANGLICANO É NOMEADO BISPO

Um  antigo padre anglicano foi nomeado bispo de uma diocese católica especial na Inglaterra.

O Papa Francisco nomeou  o Pe. David Waller (foto ao lado), de 63 anos, como bispo do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, uma diocese criada especificamente para ex-anglicanos que se tornaram católicos.

O Pe. Waller, em 2011, fez parte do primeiro grupo de clérigos anglicanos a serem ordenados sacerdotes católicos sob as disposições da Anglicanorum Coetibus, a constituição apostólica de 2009 do Papa Bento XVI que autorizou a criação de "ordinariatos pessoais" para anglicanos que se tornaram católicos.

O ordinariato é uma região geográfica semelhante a uma diocese. As paróquias que compõem esses ordinariatos retêm elementos da herança anglicana e algumas de suas práticas litúrgicas. 

Existem três destes ordinariatos: no Reino Unido,  nos Estados Unidos e na Oceania.

Muitos padres desses ordinariatos, anteriormente clérigos anglicanos, são casados, mas somente os celibatários podem se tornar bispos na Igreja Católica, mas o antecessor do Pe. Weller, que renunciou em função da idade, é casado e era bispo da Igreja Anglicana, embora na Igreja Católica tivesse o título de "Ordinary".

Uma situação curiosa para nós católicos comuns, mas certamente uma benção de Deus.

 Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem