sexta-feira, 24 de março de 2023

SANTA CLARA - UM EXEMPLO PARA TODOS


Santa Clara, em italiano Santa Chiara, nascida Chiara d'Offreducci em Assis no ano de 1194 e falecida em 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara, ou Ordem das Clarissas.

Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pelo desejo de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia conseguir para ela um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus e fundar a ordem das Clarissas, vivendo na prática do amor e da mais estrita pobreza.

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. 

Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos muçulmanos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os invasores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram.

Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão. 

Canonizada em 1255 e lembrada em 11 de agosto, deve ser um exemplo para todos.

 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

VENEZUELA: SITUAÇÃO CADA VEZ MAIS CRÍTICA

Há mais de vinte anos a Venezuela é uma ditadura, onde eleições presidenciais são encenadas, vencendo sempre os candidatos socialistas/comunistas, inicialmente Chavez e agora, Maduro.

Falando sobre o país, disse o arcebispo de Ciudad Bolívar dom Ulises Gutiérrez: “Voltamos à situação de pobreza extrema”.

Dom Gutiérrez disse que a fome é cada vez mais forte no país, dando como exemplo o salário de um médico, que é de sete dólares por mês, enquanto a cesta básica custa 400 dólares.

A inflação no último ano foi de 440% e a economia segue piorando.

Em nossa cidade, há um grande número de venezuelanos que fugiram da fome - aqui são atendidos pelas irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas).

Devemos rezar e lutar para que o Brasil não se transforme em uma nova Venezuela.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Um milagre atribuído a San Biagio, o nosso São Brás

 


No dia 3 de fevereiro reverenciamos São Brás.

Sua história é conhecida: em uma perseguição aos cristãos, foi preso e estava sendo levado para execução quando uma mãe, que carregava uma criança que estava morrendo engasgada com um espinho, pediu sua intercessão. 

São Brás atendeu-a, a criança salvou-se e ele passou a ser considerado o santo que nos protege dos males da garganta.

Mas na Itália há uma história interessante envolvendo São Brás: em Milão, terra onde nasceu o panetone, havia um frade chamado Desidério, que tinha fama de ser guloso. 

Certa vez, pouco antes do Natal, uma mulher deixou um panetone para ser abençoado pelo frade, mas acabou se esquecendo de buscá-lo. 

Lembrou-se apenas em 3 fevereiro, e ao falar com Desidério esse ficou em situação difícil: havia abençoado o panetone, mas comeu-o logo em seguida. 

Pronto a se desculpar, Desidério foi buscar a embalagem e... nela estava o panetone. O fato foi considerado um milagre, prontamente atribuido a São Brás, que na Itália é chamado San Biagio. 

Desse fato, nasceu uma tradição que existe em toda a Lombardia, região onde fica Milão: no café da manhã de 3 de fevereiro, come-se um pedaço de panetone bento que ficou guardado desde o Natal.

Encerramos repetindo o que dizem os lombardos em seu dialeto: "San Blàs el benedis la gola e èl nas" - o que em nosso idioma poderia ser traduzido como "São Brás, proteja nossa garganta e nariz"  


AJUDE A EVANGELIZAR: COMPARTILHE ESTE POST




sábado, 4 de fevereiro de 2023

SANTOS QUE LANÇARAM AS BASES DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NOS ESTADOS UNIDOS

Poucos sabem, mas há um grande número de católicos nos Estados Unidos - ali, somos cerca de 19% da população.

Por essa razão, há naquele país um grande número de escolas católicas, às quais estão associados dois santos que muito trabalharam pela criação dessas escolas.

São eles:

SANTA ELIZABETH ANN SETON


Santa Elizabeth Ann Seton é considerada a fundadora do sistema escolar paroquial nos Estados Unidos. A sua ordem religiosa se voltou ao ensino desde a fundação, abrindo muitas escolas naquele país.


SÃO JOHN NEUMANN

São John Neumann foi um bispo da Filadélfia que fundou o primeiro sistema escolar católico diocesano do país. Após a sua morte, muitos outros bispos seguiram o seu exemplo e começaram a fundar escolas diocesanas naquele país.

Já falamos sobre São João Neumann em outro post desse blog

AJUDE A EVANGELIZAR: COMPARTILHE ESTE POST

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

HOMILIAS LONGAS: PREOCUPAÇÃO DO PAPA

Recentemente o Papa fez um pronunciamento contra as homilias excessivamente longas, chegando mesmo a qualificar algumas delas como “desastres”.

Segundo o Papa, as homilias não devem ser nem “aulas de filosofia” nem “conferências” e devem durar “oito, dez minutos, não mais do que isso". 

Também devem incluir sempre “um pensamento, um sentimento, uma imagem” para que “as pessoas levem algo para casa”.

Bento XVI, já dizia que “a função da homilia é favorecer uma compreensão mais ampla da Palavra de Deus na vida dos fiéis. 

Ainda segundo Bento, a homilia constitui uma atualização da mensagem da Sagrada Escritura. 

Segundo disse o Papa Francisco, se a homilia se prolonga, lesa duas características da celebração litúrgica: a harmonia entre as suas partes e o seu ritmo.

Para que isso não aconteça, "é preciso que a que a palavra do pregador não ocupe um tempo excessivo, de forma a que o Senhor brilhe mais que o ministro”, explica Francisco.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTA POSTAGEM

domingo, 22 de janeiro de 2023

GOVERNO FEDERAL TEM POSTURA EM FAVOR DO ABORTO



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contestou publicamente   o governo federal recém-empossado por tirar o Brasil do Consenso de Genebra, um pacto internacional contra o aborto, no qual o país vinha mantendo posição de liderança.

A Declaração de Consenso de Genebra sobre a Saúde da Mulher e o Fortalecimento da Família tinha sido assinada pelo Brasil em 22 de outubro de 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, juntamente com outros 31 países. 
O documento defende uma postura pró-vida na defesa dos direitos da família, da gestante e do nascituro.


À medida que vários dos países signatários foram passando para administrações de esquerda, seus novos governos priorizaram com chamativa rapidez a ruptura do pacto já nos primeiros 30 dias desde a posse. Os casos mais emblemáticos foram os dos Estados Unidos sob Joe Biden, da Colômbia sob Gustavo Petro e, agora, do Brasil sob Luis Inácio Lula da Silva, muito embora todos eles tivessem afirmado, durantes as suas campanhas eleitorais, que não seriam promotores de bandeiras pró-aborto.

O Brasil foi desligado do Consenso de Genebra neste dia 17 de janeiro, menos de três semanas após a tomada de posse pelo novo governo federal.

A nota da CNBB, publicada no dia 18 de janeiro, recorda explicitamente que o novo governo havia garantido, na campanha eleitoral, o seu compromisso com a “defesa do nascituro”.

Evangelize: divulgue esta postagem

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O funeral de Bento XVI



Foram divulgados detalhes do funeral de Bento XVI, que o Papa Francisco presidirá amanhã, 5 de janeiro, a partir das 9h30 (5h30 em nosso horário), na Praça São Pedro. 

Celebrarão com o Pontífice, além do cardeal-decano Giovanni Battista Re, mais de 120 cardeais, 400 bispos e quase quatro mil sacerdotes. Mais de 60 mil fiéis estão previstos pela Prefeitura de Roma.

São esperadas delegações oficiais da Alemanha e da Itália, bem como líderes ecumênicos, incluindo o Metropolita Antony de Volokolamsk, de Moscou.

Na noite desta quarta-feira, o caixão de cipreste será fechado e nele serão inseridos, conforme a tradição, as medalhas e moedas cunhadas durante o pontificado de Bento XVI, os pálios como arcebispo metropolitano de Munique e Roma e o "rogito" o texto que descreve brevemente o pontificado do Papa Ratzinger, em um cilindro de metal.

Às 8h45 de quinta-feira, haverá a procissão para levar o caixão até à Praça, acompanhada da recitação do Terço. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esclareceu que o funeral seguirá o modelo de um Papa reinante, com algumas modificações.

Por exemplo, não haverá súplicas finais da Diocese de Roma e das Igrejas Orientais, específicas para um Papa reinante, e mesmo as leituras, em espanhol e inglês, serão diferentes. 

A primeira das cinco orações dos fiéis, em alemão, será “pelo Papa emérito Bento, que adormeceu no Senhor: que o Eterno Pastor o acolha em seu reino de luz e paz”. As demais serão em francês, árabe, português e italiano.

No final da Celebração Eucarística, Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio (a última recomendação) e do Valedictio (a despedida). O caixão do Pontífice emérito será levado de volta à Basílica de São Pedro e depois à cripta para o sepultamento.

Durante o rito privado, será colocada uma fita ao redor do caixão, com os selos do Cabido de São Pedro, da Casa Pontifícia e das celebrações litúrgicas. 

Em seguida, o caixão de cipreste será colocado dentro de um caixão de zinco maior, que será soldado e selado. 

Depois, será colocado numa caixa de madeira e sepultado no local anteriormente ocupado, até à beatificação, pelo caixão de São João Paulo II.

AJUDE A EVANGELIZAR, DIVULGUE ESTE TEXTO