
Johann Nepomuk Neumann nasceu em Prachatiz, hoje Prachatice, em 28 de março de 1811. A cidade onde nasceu pertencia ao Império Austríaco e hoje faz parte da República Tcheca.
Em 1835, prestes a concluir seus estudos, o seminário onde estudava foi fechado, pois segundo seu bispo, havia sacerdotes demais. Inconformado, escreveu a inúmeros bispos de toda a Europa, pedindo para ser ordenado; muitos sequer responderam ao seu pedido, outros, alegando a mesma razão, recusaram.
Como muitos europeus de seu tempo, voltou seus olhos para o Estados Unidos; aprendeu inglês trabalhando em uma fábrica e passou a escrever aos bispos dos Estados Unidos. Finalmente, o bispo de Nova York concordou em recebe-lo; deixou sua pátria e família para sempre e cruzou o oceano para trabalhar em uma terra distante e difícil.
Como era praxe entre os imigrantes europeus, ao chegar seu nome foi americanizado para John Nepomucene. Foi ordenado em Nova York e passou a responder por uma paróquia que abrangia uma área imensa, majoritariamente protestante, exigindo que passasse dias viajando a cavalo. Nela trabalhou intensamente, cumprindo suas obrigações como pároco, instalando comunidades, ensinando e treinando catequistas.
O seu conhecimento de seis idiomas modernos o tornou particularmente apto para o trabalho na sociedade americana da época, composta por grande número de imigrantes provenientes de diversas partes do mundo, que falavam diferentes línguas.
Depois de trabalhar como pároco em Baltimore e em Pittsburgh, em 1847 foi nomeado Superior Maior dos Redentoristas nos Estados Unidos e em 1852, Bispo de Filadélfia.
A diocese era muito grande e passava por um período de desenvolvimento considerável, tendo o bispo, sempre trabalhando muito, entre inúmeras outras obras criado cerca de 200 escolas paroquiais.
Também trabalhou para trazer à diocese freiras europeias para que trabalhassem especialmente na área de assistência social e deu apoio à criação da congregação Sisters of St. Francis of Philadelphia (Irmãs de São Francisco de Filadélfia).
Conseguiu evitar a dissolução das Oblate Sisters of Providence (Irmãs Oblatas da Providência), congregação de mulheres afro-americanas de Baltimore, que havia sido fundada por refugiados haitianos e que ainda hoje existe.
No dia 5 de janeiro de 1860, aos 48 anos, enquanto caminhava em Filadélfia teve um mal súbito e caiu morto em plena rua.
Foi beatificado pelo Papa Paulo VI no dia 13 de outubro de 1963 e canonizado pelo mesmo Papa no dia 17 de junho de 1977.
Nenhum comentário:
Postar um comentário