sábado, 5 de setembro de 2020

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, O MAIOR PREGADOR CRISTÃO

São João Crisóstomo nasceu no ano de 347  em, Antioquia, hoje Antáquia, na Turquia; é considerado o maior pregador cristão de todos os tempos.

Muito estudioso, desde  cedo foi atraído pelo chamado de Deus,   vivendo seis anos como eremita, sendo os dois últimos em uma caverna.

Foi ordenado  no ano de 386, permanecendo como padre em Antioquia por doze anos onde ganhou enorme popularidade pela eloquência de suas falas na catedral da cidade, especialmente  sobre passagens da Bíblia e ensinamentos morais.

Enfatizava a caridade e se mostrava sempre preocupado com as necessidades materiais e espirituais dos pobres. Falava também contra o abuso da riqueza e das propriedades pessoais.

No final do ano de 397, foi nomeado arcebispo de Constantinopla, hoje Istambul (na Turquia) que era a capital do império e uma das maiores cidades do mundo. Sempre preocupado com os pobres, ali  fundou hospitais destinados a eles.

Com seus dons de grande pregador, conseguia se fazer entender por todos, inclusive pelas pessoas mais simples; explicava como  a Bíblia poderia ser utilizada para dirigir a vida cotidiana. 
Pregando contra a corrupção, os privilégios e a imoralidade de grande parte dos nobres e do clero, tomou medidas que geraram o afastamento de inúmeros padres e até mesmo de um bispo.

Tudo isso tornava-o cada vez mais querido pelo povo e odiado pelos que criticava, que através de intrigas, conseguiram que o governo o exilasse para uma área remota, onde morreu no ano de 407. Suas últimas palavras foram "Glória a Deus por todas as coisas".

Foi canonizado e proclamado Doutor da Igreja. Além da Igreja Católica, é venerado pelas igrejas Ortodoxa, Anglicana e Luterana. 

É lembrado no dia 13 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário