No passado, a palavra "báculo" designava um tipo de bastão usado pelos pastores de ovelhas.
Era longo; a ponta que era apoiada no chão era pontiaguda, para ajudar o pastor em suas caminhadas por terrenos difíceis e para espantar animais selvagens que pretendessem atacar o rebanho.
A outra ponta era curva e arredondada, permitindo ao pastor, quando necessário, puxar uma ovelha para perto de si sem feri-la.
Em nossa Igreja, o báculo é um símbolo da autoridade eclesiástica, utilizado por bispos, abades ou abadessas. É usado nas cerimônias solenes não só de nossa Igreja, mas também nas dos ortodoxos, anglicanos e luteranos.
Os bispos recebem o báculo quando de sua ordenação, aceitando seu papel de guia e protetor do povo cristão; como sucessor dos apóstolos, sua função é unir seu rebanho de fiéis e defendê-los do maligno.
Nas imagens de santos que foram bispos, abades ou abadessas usualmente aparecem os báculos; dentre esses, destacam-se os Santos Roque, Nicolau e Agostinho e as Santas Escolástica (irmã de São Bento, imagem abaixo), Matilde e Gertrudes.
São José e São João Batista, considerados pela igreja como "grandes pastores" às vezes também são representados com báculos.
Evangelize: compartilhe esta postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário