segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Santo Antônio Maria Claret, fundador dos missionários claretianos



Santo Antônio Maria Claret nasceu na Espanha, em 1807. Em sua juventude, foi trabalhador têxtil e é considerado o padroeiro dos tecelões.

Um dia, estando na praia com alguns amigos, começou a refrescar os pés. Então, veio uma onda gigantesca e o arrastou para o mar. Quando começou a se afogar, gritou: “Virgem Santa, salva-me”. Imediatamente, estava na margem e com a roupa totalmente seca.

Mais tarde, ingressou no seminário e foi ordenado sacerdote. Seu desejo de ser missionário o levou às Ilhas Canárias e depois a Cuba, onde foi arcebispo de Santiago. Ali, trabalhou buscando semear o amor e a justiça contra a discriminação racial e a injustiça social.

Isso lhe rendeu inimigos, tendo sido atacado por um malfeitor armado de faca, que o feriu no rosto e em um braço.

Posteriormente, voltou para a Espanha, onde em 1849 fundou Comunidade de Missionários do Coração de Maria, hoje chamados Missionários e Missionárias Claretianas.

Os claretianos estão no Brasil, onde desenvolvem um extenso trabalho, mantendo colégios, faculdades , centro de espiritualidade, seminários, centros de formação para a juventude, estações de rádio e TV além de administrarem inúmeras paróquias.

Faleceu em 1870, tendo sido beatificado em 1934 e canonizado em 1950. Sua festa é celebrada em 24 de outubro.

Evangelize: repasse este post

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário