sábado, 14 de outubro de 2023

A COROA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Em 1640, Portugal voltou a ser independente - fora dominado pela Espanha durante alguns anos.

Em 1646, o rei Dom João IV consagrou Portugal e seus domínios, inclusive o Brasil, a Nossa Senhora da Conceição, como forma de agradecimento pelo fim da dominação espanhola.

Desde então os reis de Portugal nunca mais usaram a coroa, pois consideravam que a mesma pertence a Nossa Senhora da Conceição.

Tudo isso fez com que, em Portugal, desde aquela época, crescesse muito a devoção a Ela.

Isso aconteceu também no Brasil, principalmente graças ao trabalho dos franciscanos - isso é facilmente comprovado pela existência de inúmeras imagens antigas de Nossa Senhora da Conceição em museus e igrejas de nosso país.

Uma dessas imagens é a que foi encontrada em 1717 no rio Paraíba pelos pescadores João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso e que passou a ser chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, hoje a padroeira do Brasil e que desde aquela época é objeto de culto em nosso país.

Mais tarde, em 1904, a  imagem foi coroada - 
a Princesa Isabel doou a belíssima coroa de ouro, cravejada de brilhantes (24 maiores e 16 menores).

Também foi doado pela Princesa o  manto azul-marinho, simbolizando o céu estrelado brasileiro, enfeitado com 21 brilhantes, representando as 20 províncias que compunham o antigo Império do Brasil e nossa Capital. 

Ajude a evangelizar - compartilhe este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário