
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) define-se como uma organização de leigos, homens e mulheres, dedicada à caridade.
Suas origens estão nas obras de São Vicente de Paulo (Vincent de Paul), que nasceu na cidade de Pouy, na França, em 24 de abril de 1581 e morreu em Paris em 27 de setembro de 1660. Filho de lavradores pobres, foi ordenado aos 19 anos de idade.
Passando a residir em Paris e enfrentando uma época de guerra, confusão política, grandes problemas sociais e de desorganização da Igreja, o Padre Vicente de Paulo passou a se dedicar ainda mais fortemente à evangelização e a servir aos pobres. Para este fim, fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade. De muitas maneiras e com criatividade, desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com o apoio de muitos leigos. Pelo seu trabalho e exemplo de vida, foi santificado em 1737.
Mais tarde, ainda na França, foi criada a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). A primeira reunião ocorreu em 24 de abril de 1833, na sede do jornal A Tribuna Católica, de propriedade de Emmanuel Bailly. Junto com ele, estavam os estudantes Antoine-Frédéric Ozanam, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé.
Bailly e jovens estudantes procuravam, com a criação da entidade, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas, por meio do serviço aos necessitados.
Ozanam foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em agosto de 1997. Atualmente, sua canonização está em análise no Vaticano.
Existem três Conferências Vicentinas vinculadas ao nosso Santuário: Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília e Santa Clara.
Uma história comovente, e hoje com qualquer obstáculos que não chega aos pés do que esse Santo homem passou nós só pensamos em reclamar da vida. Que possamos dar o melhor para os necessitados pois eles são o caminho para DEUS.
ResponderExcluirUma história comovente, e hoje com qualquer obstáculos que não chega aos pés do que esse Santo homem passou nós só pensamos em reclamar da vida. Que possamos dar o melhor para os necessitados pois eles são o caminho para DEUS.
ResponderExcluir