sábado, 31 de outubro de 2020

PADRE JOFRÉ: O FUNDADOR DO PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO MUNDO

A Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, também conhecida como Ordem de Nossa Senhora das Mercês (em latim, Ordo Beatae Mariae de Mercede redemptionis captivorum) foi fundada em 1218 por São Pedro Nolasco, na cidade de Barcelona. 

Além dos votos tradicionais de pobreza, castidade e obediência, os seus membros fazem um quarto voto: morrer, se preciso for, por quem estiver em perigo de perder a fé. Trabalhavam muito para resgatar os cristãos escravizados por muçulmanos. 

Na sexta-feira, 24 de fevereiro de 1409, um de seus membros, o Padre Juan Gilabert Jofré saía do convento dos mercedários em Valência, na Espanha, rumo à catedral da cidade. 

No caminho, viu um grupo de jovens zombando e agredindo um homem - aos berros, chamavam-no de “louco, louco!”.

De fato, era visível que se tratava de um homem com distúrbios mentais. O padre, corajosamente, afugentou os agressores, e levou o homem para o convento.

A partir dai o Padre Jofré passou a se preocupar com pessoas que tinham problemas mentais, a ponto de começar a trabalhar para criar um hospital para elas. O Papa Bento XIII soube da iniciativa e autorizou a obra, determinando a dedicação do hospital aos Santos Mártires Inocentes.

Em 1º de junho de 1410, nasceu o Hospital dos Inocentes para acolher não só doentes mentais, mas também pobres e crianças abandonadas. A capela do hospital foi dedicada a Nossa Senhora dos Desamparados.

Esse foi o primeiro hospital do mundo em fornecer tratamento e residência a doentes mentais, e se tornou o atual Hospital Universitário de Valência.

O Padre Jofré faleceu em 18 de maio de 1417, aos 67 anos.  

Ajude a evangelizar: repasse esta postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário