A palavra Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia) e compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa. É observada não apenas por nossa Igreja mas também por outros cristãos, como os ortodoxos, anglicanos e luteranos.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa.
É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e podermos viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, devemos fazer um esforço para recuperar o ritmo e estilo de vida que nos levem a viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho para Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, e praticando boas obras.
Nos convida também a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudem a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus.
A Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação. Cada dia, durante toda a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.
Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia. Ela fala dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha e dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.
Ajude a evangelizar - compartilhe esta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário