Há exatos cinco anos foi eleito o Papa Francisco (em latim, Franciscus), nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936). É o 266.º Papa, sucedendo a Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
É o primeiro papa latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história. Consta que escolheu o nome Francisco por sugestão do cardeal emérito de São Paulo d. Claudio Hummes, que pediu a ele que não se esquecesse dos pobres.
O Papa trabalha intensamente, pelos pobres, pela paz e por todos aqueles vítimas de guerras, doenças, injustiça social e outros males que seguem afligindo a humanidade.
Na oração do Angelus do 4º domingo da Quaresma, o Papa invocou a proteção de Maria, Mãe de Misericórdia, para que coloque em nosso coração “a certeza de que somos amados por Deus. Que esteja próxima de nós nos momentos em que nos sentimos sozinhos, quando somos tentados a nos render às dificuldades da vida. Nos comunique os sentimentos de seu Filho Jesus, para que o nosso caminho quaresmal torne-se experiência de perdão, de acolhida e de caridade”.
Ao final do Ângelus, disse o Papa: “Por favor, não se esqueçam de rezar por mim”. Façamos isso pedindo a Deus que dê ao Papa vida longa e produtiva, de forma a que possa continuar conduzindo nossa Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário