O Monte Carmelo |
Nele, e no seu modo de vida, se inspiraram os primeiros religiosos da Ordem do Carmo, que surgiu no final do século XI, naquela região. Mais tarde, uma Regra para a Ordem foi proposta por Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém, e aprovada pelo papa Honório III em 1226.
Na atualidade, há vários ramos da Ordem do Carmo, dentre eles a Venerável Ordem Terceira do Carmo, composta por leigos que se mantém unidos de forma espiritual e fraterna aos frades contemplativos e às freiras enclausuradas da Ordem.
Madre Teresa do Menino Jesus |
A Ordem está presente em nossa cidade: o Carmelo de São José foi fundado no dia 24 de dezembro de 1944 na cidade de Poá; suas fundadoras, que saíram do Mosteiro de Santa Teresa, em São Paulo, foram a Madre Teresa do Menino Jesus, as Irmãs Maria do Santíssimo Sacramento e Maria do Rosário e mais três postulantes.
No entanto, não havia em Poá condições para o Carmelo se desenvolver; com a entrada de uma postulante de Jundiaí e graças ao trabalho do Monsenhor Artur Ricci, na época vigário decano de nossa cidade, o Mosteiro acabou vindo para Jundiaí, com as carmelitas descalças chegando aqui em 7 de fevereiro de 1950, ficando instaladas provisoriamente na casa paroquial da então Matriz Nossa Senhora do Desterro, na rua Senador Fonseca 830.
O Carmelo em construção |
No mesmo ano de 1950 teve início a construção do Mosteiro no bairro do Anhangabaú tendo em 28 de outubro de 1951 sido inaugurada a primeira ala do Mosteiro com a presença de D. Paulo Rolim Loureiro, então Bispo Auxiliar de São Paulo.
Em 17 de setembro de 1955 deu-se início à construção da Capela e das três alas restantes, que foram inauguradas em 15 de outubro de 1957.
Vale lembrar que a palavra "carmelo" significa jardim, e que um mosteiro ou convento carmelita é usualmente chamado Carmelo.
Mais informações sobre o Carmelo São José podem ser obtidas aqui.
Mais informações sobre o Carmelo São José podem ser obtidas aqui.
A fachada do Carmelo na atualidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário