O evangelho nos conta como Jesus expulsou, utilizando um chicote, aqueles que utilizavam o Templo para fazer negócios. O episódio é narrado por João, que afirma ter Jesus dito “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (Jo 2, 13-25).
O Templo era o principal santuário de Jerusalém; situava-se no cume do Monte Moriá (também chamado Monte do Templo). De acordo com a Torá (o livro sagrados dos judeus), o Primeiro Templo foi construído no local onde Abraão havia oferecido Isac como sacrifício. O Templo foi construído durante o reinado de Salomão. Esse Templo foi incendiado e destruído pelos babilônios, que levaram os judeus para sua terra como escravos.
Ao voltarem do cativeiro, os judeus começaram a reconstruir o Templo, no mesmo local do original; a construção terminou em 516 a.C. A edificação estava muito desgastada quando Herodes começou a restaurá-la em 18 a.C., tendo as obras terminado no ano 65. Logo em seguida, no ano 70, os romanos destruíram-no - foi desse conjunto de edifícios que Jesus expulsou os vendilhões - abaixo temos uma visão de como era o Templo na época de Jesus.
Na atualidade, resta apenas uma parede do Templo - é o Muro das Lamentações, lugar sagrado para os judeus. Na área onde ficava o tempo, os muçulmanos construíram uma mesquita, chamada Kubbet es-Sahkra (Domo da Rocha) ou Mesquita de Omar - é a cúpula dourada vista na foto abaixo.
Recentemente, o Padre Márcio Felipe e alguns membros de nossa Comunidade estiveram no local.
Recentemente, o Padre Márcio Felipe e alguns membros de nossa Comunidade estiveram no local.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário