A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia) e compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa. É observada não apenas por nossa Igreja mas também por outros cristãos, como os ortodoxos, anglicanos e luteranos.
O número 40 aparece com frequência na Bíblia: 40 dias duraram as chuvas do dilúvio e a estada de Moisés no Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos. Jesus foi levado ao templo quando tinha 40 dias e retirou-se para o deserto por 40 dias antes de iniciar sua vida pública. Foi esse o tempo em que Ele permaneceu entre seus discípulos após ressuscitar.
A Quaresma é um tempo de recolhimento, para que possamos rever a nossa vida, rever até que ponto atendemos àquilo que Nosso Senhor nos pede.
Ela serve para analisarmos se estamos verdadeiramente amando a Deus sobre todas as coisas ou se outras coisas estão dominando o nosso coração. É um tempo de balanço geral em nossa vida, de pararmos, silenciarmos e refletirmos. Na Quaresma, a cor litúrgica predominante é o roxo, nos remetendo a uma profunda interiorização, num tempo de penitência e conversão, de jejum e oração.
A Rádio Vaticano traz a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano com o tema “Vamos subir a Jerusalém. Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade”, que pode ser ouvida aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário