Exemplo típico são os países de língua espanhola: a segunda-feira é chamada lunes, dia da lua; a terça-feira é martes, dia de Marte; a quarta-feira miercoles, dia de Mercúrio; a quinta-feira chama-se jueves, em alusão a Júpiter; e a sexta-feira viernes, dia de Vênus. Esses nomes são alusivos a deuses pagãos da civilização romana. Da mesma forma, os idiomas francês, inglês, italiano e alemão utilizam os nomes da raiz pagã.
Em algumas nações, fortemente marcadas pelo cristianismo, escaparam os dias de descanso que tomam os nomes ligados ao preceito religioso: o sábado, que recorda o “Sabat” judaico (Deus descansou ao sétimo dia) e o domingo, do latim dominus, que quer dizer dia do Senhor, em alusão à ressurreição de Jesus Cristo. Apesar disso, nos países de língua inglesa, o domingo é chamado sunday, que quer dizer dia do sol.
O responsável pelo fato da língua portuguesa adotar um sistema diferente, sem referências ao paganismo, foi São Martinho de Dume. Martinho era natural da Panônia, província romana situada no território da atual Hungria, tendo nascido presumivelmente no ano de 520.
Este santo foi bispo da cidade portuguesa de Braga, de 562 a 579, numa época conturbada em termos religiosos. Martinho conseguiu converter ao cristianismo o rei suevo Charrarico, um monarca de origem germânica, cuja corte se situava em Braga, e, desta forma, conseguiu converter toda a região.
Era um homem muito eloquente e sábio que procurou livrar o povo de influências pagãs, incoerentes com a fé em Jesus Cristo. Dentro desta “limpeza” se inclui a dos dias da semana - Martinho conseguiu mudar o nome dos dias úteis, que eram chamados dias feriais - dias em que ocorriam feiras e os comerciantes faziam sua ferias.
Assim, o dia da lua passou a ser a feria secunda, o dia de Marte a feria tertia e o dia de Mercúrio a feria quarta, e assim por diante. O primeiro dia da semana é o domingo, no qual se recorda a ressurreição de Cristo. Por isso, a segunda-feira é o segundo dia semanal, ficando bem clara a marca cristã nas denominações quotidianas.
São Martinho de Dume é o padroeiro da arquidiocese de Braga, onde está sepultado e sua memória é celebrada pela Igreja no dia 20 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário