quinta-feira, 13 de junho de 2019

A FESTA DE CORPUS CHRISTI

Corpus Christi,  expressão latina que significa Corpo de Cristo,  é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes

Um dos principais eventos dessa data é uma procissão - é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.

Nessa data, agradecemos e louvamos a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A origem da comemoração de Corpus Christi remonta ao século XIII. O futuro papa Urbano IV, na época ainda o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, foi informado que a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo, que lhe disse desejar que   a Eucaristia fosse celebrada com destaque.

Mais tarde, por volta de 1264, na cidade de Bolsena (Itália), ocorreu um milagre: um sacerdote,  celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, viu  sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). Urbano IV, já papa, determinou que esses objetos  fossem levados a Orvieto, onde se situava a sede do papado,  em uma grande procissão, que aconteceu em 19 de junho de 1264 - essa  foi a primeira procissão de Corpus Christi de que se tem notícia.  

A partir daí, o costume de se realizar procissões nessa data espalhou-se pelo mundo. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras  é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.  

Atualmente o Código de Direito Canônico  determina aos bispos diocesanos que tomem providências para que a procissão ocorra sempre que possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração da Santíssima Eucaristia".


Nenhum comentário:

Postar um comentário