Um dos principais eventos dessa data é uma procissão - é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Nessa data, agradecemos e louvamos a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Mais tarde, por volta de 1264, na cidade de Bolsena (Itália), ocorreu um milagre: um sacerdote, celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, viu sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). Urbano IV, já papa, determinou que esses objetos fossem levados a Orvieto, onde se situava a sede do papado, em uma grande procissão, que aconteceu em 19 de junho de 1264 - essa foi a primeira procissão de Corpus Christi de que se tem notícia.
Atualmente o Código de Direito Canônico determina aos bispos diocesanos que tomem providências para que a procissão ocorra sempre que possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração da Santíssima Eucaristia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário