
Essa devoção começou a popularizar-se no final dos anos 1500. Obras estavam sendo realizadas em Roma e foi necessário demolir uma igreja; nesse processo, acabou sendo destruído um afresco que mostrava a Virgem Maria - afrescos são pinturas feitas diretamente sobre o gesso ou argamassa; não são quadros que se pode remover quando necessário. Por isso, precisam de maior atenção e cuidado, nem sempre se conseguindo preservá-los, como no caso da velha igreja.
Sem um nome, era possível saber apenas que representava a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. Sabe-se que o quadro é de Scipione Pulzone, pintor que viveu entre 1550 e 1598.
Apesar da falta de recursos para as obras, nada faltou durante todo o tempo de construção da nova igreja, que foi terminada dentro do tempo previsto. Os padres barnabitas, responsáveis pela nova igreja, atribuíram tal fato à intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, a quem pediram ajuda durante as obras; Nossa Senhora “providenciou” todo o necessário.
Inicialmente, o quadro foi colocado em uma pequena capela dentro da nova igreja; no século XVIII, foi colocada uma réplica do quadro em um local mais visível, agora com uma identificação, que dizia que o quadro representava Nossa Senhora da Divina Providência (Mater Divinae Providentiae). Em pouco tempo, multidões de peregrinos passaram a acorrer à igreja, até que em 1888 foi oficializada pela Igreja a devoção a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
O termo Providência está ligado diretamente às ações de Deus para com a humanidade. Significa que Deus nunca nos abandona e sempre cuida de nós, providenciando tudo o que é necessário para nossa vida.
Durante o Cerco de Jericó 2019, evento promovido por nosso Santuário, tivemos um testemunho da força de Nossa Senhora da Divina Providência: o Padre Anderson Ricardo, que esteve conosco, contou-nos que pediu o apoio da Mãe da Providência para conseguir reorganizar a situação, inclusive financeira, de uma paróquia que passara a administrar - segundo ele, com esse apoio teve êxito em seu trabalho, o que o levou a escrever um pequeno livro, um guia para uma novena dedicada à Mãe da Divina Providência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário