Há muito tempo as crianças católicas vêm aprendendo a oração do Santo Anjo do Senhor, ensinada em casa, pelos pais, nas escolas católicas ou na Igreja.
É uma oração simples, fácil de ser memorizada, que invoca a intercessão do anjo da guarda. Ela se tornou um elemento básico da cultura católica e vem sendo transmitida de geração em geração.
Por muitos anos, acreditou-se que Santo Anselmo de Cantuária, um monge beneditino que viveu no século XI, fosse o autor da oração. No entanto, estudos recentes concluíram que a oração provavelmente foi composta por Reginaldo de Cantuária, outro monge beneditino que viveu na mesma época que Santo Anselmo.
Independentemente de quem tenha criado a oração, o que temos que ter em mente é a sua riqueza e a sua tradição, que remonta a quase mil anos. A Igreja preservou-a durante todos esses anos por causa de sua verdade simples e profunda. Ela reconhece a existência de nossos anjos da guarda e invoca sua ajuda em nosso tempo de necessidade.
Os anjos da guarda estão aqui para nos proteger, nos guiar e nos levar à vida eterna. Esta não é apenas uma “oração infantil”, mas uma oração que todos deveriam dizer diariamente.
Essa oração nos lembra que os anjos podem ter um impacto em nossas vidas e estão aqui por causa do amor de Deus por nós, que podemos invocar o seu auxílio e confiar na promessa de Jesus de que os nossos “anjos sempre contemplam o rosto de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:10).
Vamos aproveitar e rezar agora:
Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege,
me guarda,
me governa
e me ilumina.
Amém
Evangelize! Repasse este post.