sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Santa Cecília: uma igreja que merece ser visitada


Localizada no largo de mesmo nome, em São Paulo, a igreja de Santa Cecília merece uma visita.

Uma de suas atrações é o órgão, que foi
inaugurado em 1913 com um concerto dado pela maior pianista brasileira, Guiomar Novaes (1894–1979).

O instrumento tem 1.300 tubos de até seis metros de altura, uma pedaleira com 30 teclas
e dois teclados com 56 teclas cada um, e foi fabricado na Alemanha por Wilhem Sauer.

O órgão ficou inativo por uma década, até ser 
restaurado em 2014; hoje, é possível escutar seu som maravilhoso nas missas aos domingos. Estima-se que existam apenas dez órgãos como esse em atividade no país.

Mas esta não é a única atração que motiva a visita à igreja de Santa Cecília: em seu teto, há uma belíssima pintura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, feito pelo famoso pintor Benedito Calixto, que também pintou outros murais na igreja. O sino vem da antiga igreja da Sé.

A igreja merece uma visita; o acesso a ela é muito fácil - a partir de Jundiaí, trens ou ônibus de linha destinados à estação Barra Funda, permitem tomar o metrô até a estação do mesmo nome.

domingo, 11 de dezembro de 2022

A lenda natalina do crisântemo

Diz a lenda que vivia na Floresta Negra, na Alemanha, um camponês chamado Hermann.

Na véspera de Natal, quando voltava  para casa, encontrou, caído na neve, um pobre menino que estava quase morto.

Tomou a criança nos braços e levou-a para a sua modesta cabana. A mulher do camponês e seus filhos tiveram, também, muita pena do infeliz e com ele repartiram alegremente a humilde ceia de Natal que tinham preparado.

O pequeno, que a bondade daquela gente havia confortado, passou a noite na cabana  e, na manhã seguinte, sem que ninguém pudesse notar, desapareceu.

Dias depois, ao entrar numa igreja, o camponês teve a sua atenção despertada por uma imagem do Menino Jesus e verificou, com assombro, a semelhança entre o Salvador e o pobrezinho a quem ele acudira na noite de Natal.

Não havia dúvida: o pequenino que fora socorrido e agasalhado na pobre cabana do camponês era o Menino Jesus!

Impressionado com a descoberta, Hermann voltou ao lugar em que havia encontrado o Menino Jesus e verificou que haviam milagrosamente nascido, no meio da neve, várias flores de extraordinária beleza. Apanhou cinco dessas flores e levou-as à sua mulher.

Essa flor veio a ser chamada de crisântemo: do grego  Christós, “Cristo”, e ánthemon, “flor”, ou seja: flores de Cristo.

EVANGELIZE: REPASSE ESTA POSTAGEM

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O livro católico mais lido depois da Bíblia

O livro católico mais lido depois da Bíblia é "Imitação de Cristo", de autoria do sacerdote agostiniano alemão Tomás de Kempis (1380-1471).


A obra tinha como objetivo original fortalecer a vida espiritual dos frades e monges da época, e foi elogiada por Dom Bosco e lida por Santa Teresinha do Menino Jesus, quando tinha 13 anos de idade.

O livro teve mais de 3.000 edições desde que foi publicado pela primeira vez e é um dos mais traduzidos do mundo.

Dividida em capítulos independentes, a obra apresenta orientações práticas para a vida do fiel. 

O objetivo é colocar o leitor em contato com Cristo e ajudá-lo na sua jornada espiritual.

É uma obra de fácil leitura e pode ser encontrada na internet, gratuitamente, neste endereço

AJUDE A EVANGELIZAR, REPASSE ESTE POST


segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Santo Antônio Maria Claret, fundador dos missionários claretianos



Santo Antônio Maria Claret nasceu na Espanha, em 1807. Em sua juventude, foi trabalhador têxtil e é considerado o padroeiro dos tecelões.

Um dia, estando na praia com alguns amigos, começou a refrescar os pés. Então, veio uma onda gigantesca e o arrastou para o mar. Quando começou a se afogar, gritou: “Virgem Santa, salva-me”. Imediatamente, estava na margem e com a roupa totalmente seca.

Mais tarde, ingressou no seminário e foi ordenado sacerdote. Seu desejo de ser missionário o levou às Ilhas Canárias e depois a Cuba, onde foi arcebispo de Santiago. Ali, trabalhou buscando semear o amor e a justiça contra a discriminação racial e a injustiça social.

Isso lhe rendeu inimigos, tendo sido atacado por um malfeitor armado de faca, que o feriu no rosto e em um braço.

Posteriormente, voltou para a Espanha, onde em 1849 fundou Comunidade de Missionários do Coração de Maria, hoje chamados Missionários e Missionárias Claretianas.

Os claretianos estão no Brasil, onde desenvolvem um extenso trabalho, mantendo colégios, faculdades , centro de espiritualidade, seminários, centros de formação para a juventude, estações de rádio e TV além de administrarem inúmeras paróquias.

Faleceu em 1870, tendo sido beatificado em 1934 e canonizado em 1950. Sua festa é celebrada em 24 de outubro.

Evangelize: repasse este post

 

 

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

São Jerônimo Emiliani: um leigo a serviço dos pobres


Nascido em 1486 em Veneza, Jerônimo Emiliani incorporou-se ao exército veneziano em 1506, pelo qual participou da guerra contra a Liga de Cambrai, tendo sido feito prisioneiro em 1511.

Preso em uma torre, acorrentado pelos pés e com uma bola de pedra presa ao pescoço, pediu a Nossa Senhora que o socorresse, tendo na manhã de dia 27 de setembro de 1511,  aparecido uma mulher vestida de branco, que lhe entregou as chaves para abrir as cadeias e a porta da torre.

Em liberdade, encontrou-se no meio do exército inimigo; recorreu novamente a Ela, que o guiou até fora da cidade.

Terminada a guerra, retornou a Veneza, onde passou a levar uma vida de espiritualidade e de serviço aos pobres, especialmente aos órfãos.

Para este trabalho de caridade encontrou colaboradores que deram origem à Companhia dos Servos dos Pobres, conhecidos, hoje como Religiosos Somascos - o nome vem de Somasca, aldeia que Jeronimo escolheu como sede da Congregação.

Morreu como mártir da caridade em 8 de fevereiro de 1537, após ter contraído a peste cuidando dos enfermos e sepultando os mortos. Deixou como orientação “Amem-se uns aos outros, sigam o caminho do Crucificado, sirvam os pobres”.

Foi beatificado em 1747 e declarado santo em 1767. O papa Pío XI proclamou-o “Patrono universal dos órfãos e da juventude abandonada”.

Os Somascos estão no Brasil desde 1962, atuando em diversas cidades, comprometidos com as comunidades carentes e principalmente com as crianças e adolescentes.


Ajude a evangelizar - repasse este post. 


segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Papa canoniza João Batista Scalabrini

João Batista Scalabrini, nasceu na, Itália, em 8 de julho de 1839. De família humilde, 
foi ordenado em 1863. 

Possuía alma de missionário, mas não conseguiu realizar sua vontade de ser um deles na Índia.

Scalabrini foi designado pároco da paróquia de São Bartolomeu em 1871. Seu ministério foi marcante e priorizou a catequese da infância e da juventude. Atento aos inúmeros problemas sociais do seu tempo, escreveu vários livros e publicou até um catecismo.

Ao ser nomeado bispo de Piacenza, ficou surpreso. Tinha trinta e seis anos e lá permaneceu quase trinta como pastor sábio, prudente e zeloso. Reorganizou os seminários, cuidando da reforma dos estudos eclesiásticos. Foi incansável na pregação, administração dos sacramentos e na formação do povo.

Scalabrini, como excelente observador da realidade de sua época, fundou um instituto para surdos-mudos e uma organização assistencial para mulheres abandonadas das zonas rurais, pertencentes à sua diocese. 

Mas o trabalho que mais o instigou e para o qual não media esforços foi o que desenvolveu com os migrantes. Entre os anos de 1850 e 1900, foram milhões de italianos que deixaram sua pátria em busca da sobrevivência. Para eles, Scalabrini criou a Casa dos Migrantes.

Um dia,   estava em uma estação ferroviária e viu centenas de migrantes esperando, com suas trouxas, o trem que os levaria ao porto de embarque. A situação de pobreza e abandono desses irmãos infelizes marcou  seu coração. 

Em outra ocasião, Scalabrini recebeu uma carta de um italiano que emigrara para a América do Sul, suplicando que um padre fosse para aquele continente, porque, como dizia, "aqui se vive e se morre como os animais".

A partir daquele momento, Scalabrini foi o apóstolo dos italianos que abandonaram a própria pátria. Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, conhecidos atualmente como Padres Scalabrinianos, para a assistência religiosa, moral e social aos migrantes em todo o mundo, e criou a Sociedade São Rafael, um movimento leigo a serviço dos migrantes.

Visitou seus missionários na América Latina, para estimulá-los no trabalho de atenção aos migrantes. Em 1895 fundou a Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeu, conhecidas como Irmãs Scalabrinianas,  enviando-as para o trabalho com os emigrantes italianos do Brasil em 1900. Apesar de todo esse trabalho, jamais descuidou de sua diocese.

Morreu no dia 1o de junho de 1905, na cidade de Piacenza, Itália, deixando esta mensagem aos seus filhos e filhas: "Levai onde quer que esteja um migrante o conforto da fé e o sorriso de sua pátria. Devemos sair do templo, se quisermos exercer uma ação salutar dentro do templo". 

O papa João Paulo II beatificou-o com o título de "Pai dos Migrantes" em 1997; o papa Francisco canonizou-o em 9 de outubro de 2022. 

As Irmãs Scalabrinianas mantém uma casa em Jundiaí, onde realizam  um magnifico trabalho de atendimento a migrantes.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST

GOVÊRNO COMUNISTA PERSEGUE CATÓLICOS NA NICARÁGUA

Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, na Nicarágua completou 50 dias na prisão, com seu estado de saúde agravado em função de problemas cardíacos.

Há ainda seis outros padres presos no país.


Esses são apenas mais alguns dos atos de violência do governo comunista daquele país contra os católicos: antes, foram expulsos da Nicarágua o núncio apostólico (o representante do Papa), Dom Waldemar Stanislaw Sommertag, as irmãs Missionárias da Caridade, a congregação fundada por Santa Teresa de Calcutá e outros religiosos e sacerdotes.

Foram fechados o  canal de televisão da Conferência Episcopal e de outras seis estações de rádio católicas.

Recentemente foi proibida   “por razões de segurança pública”, a procissão de São Miguel Arcanjo, na cidade de Masaya.

Por todos esses motivos devemos orar pelos católicos daquele país, além de repudiar seus aliados brasileiros. 

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST 



 

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

O PAPA E OS CELULARES

O Papa tem uma relação mista com os celulares: no ano passado, ele interrompeu sua audiência geral quando um assessor lhe passou um celular e atendeu uma ligação urgente. 

Ele pacientemente permite que as pessoas tirem selfies com ele, como fez o Padre Márcio, antigo Reitor de nosso Santuário. 

Mas ele também adverte regularmente as pessoas acerca do perigo de se tornarem escravas de telefones celulares e outras formas de tecnologia. 

“Liberte-se do vício em telefones celulares”, recomendou ele aos jovens em 2019. “Quando você se torna escravo do seu celular, perde sua liberdade”. 

Em outras ocasiões, ele disse que é triste que as pessoas usem o celular às refeições ou até mesmo durante a Missa.

Lembremo-nos disso!

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST
.

domingo, 2 de outubro de 2022

TEMOS REFUGIADOS EM NOSSA PARÓQUIA

O 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado foi comemorado no domingo, 25 de setembro.

"Construir o futuro com os migrantes e os refugiados" foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para celebrar o Dia Mundial, que como todos os anos aconteceu no último domingo de setembro.

É uma ocasião para mostrar preocupação com as pessoas vulneráveis que foram obrigadas a deixar suas casas, seus países, para ajudá-las e rezar por elas, pois enfrentam muitos desafios.

Em nosso país há muitas pessoas nessa situação, especialmente haitianos e venezuelanos; mais recentemente começaram a chegar refugiados vindos do Afeganistão, que precisaram fugir de seu país ameaçados pelo movimento Taleban.

Cerca de dez mil afegãos devem vir ao Brasil; vários estão em Jundiaí e alguns residindo na área de nossa paróquia, Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Como se disse, é preciso rezar por eles, acolhendo-os e ajudando-os a sobreviverem e a se integrarem ao nosso país.

Não nos esqueçamos que Jesus, Maria e José também foram refugiados.

AJUDE A EVANGELIZAR, REPASSE ESTE POST

terça-feira, 6 de setembro de 2022

UM TOUR VIRTUAL PELA TERRRA SANTA

 Aproveitando a peregrinação que um grupo de fiéis do Santuário está fazendo à Terra Santa, conduzido por nosso pároco, Pe. Carlos Virillo, sugerimos um tour virtual por alguns dos pontos mais importantes da região. 

Apesar de o texto estar em italiano, as fotos apresentadas são maravilhosas, como a da Basílica da Anunciação, em Nazaré, que ilustra este post.


Evangelize - compartilhe este post

 

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

O VERDADEIRO ROSTO DE SANTA ROSA DE LIMA



Com o uso de modernas tecnologias de computação, entre elas a inteligência artificial, pesquisadores tem conseguido recriar a face de pessoas falecidas há muito tempo, das quais não existem imagens, a não ser aquelas criadas pela imaginação de pintores e escultores.

Nessa linha, pesquisadores brasileiros e
peruanos conseguiram reconstruir o rosto de Santa Rosa de Lima, trabalhando a partir do crânio da santa, preservado no convento onde ela viveu - é impressionante sua beleza, como mostra a imagem deste post.

Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586, filha de pais espanhóis. Chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.

Tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, tendo dedicado toda sua vida aos pobres e doentes, tendo falecido muito jovem, aos 31 anos.

Foi canonizada em 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X e é a padroeira das Américas; o dia 23 de agosto é dedicado à sua memória.

Em nossa diocese temos uma paróquia que leva seu nome, situada no Jardim Martins em Jundiaí.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST
 


quinta-feira, 11 de agosto de 2022

GOVERNO DA NICARAGUA PERSEGUE A IGREJA


O governo da Nicarágua determinou o fechamento de sete emissoras de rádio da diocese de Matagalpa, alegando “irregularidades” que não especificou.

O país é dirigido por Daniel Ortega, que se declara socialista e vem sendo reeleito desde 2007, em eleições sempre contestadas pela comunidade internacional, sempre com violências contra opositores.

O Bispo de Matagalpa, Dom Rolando Alvarez Lagos encontra-se confinado há uma semana no edifício da própria cúria, cercado por forças policiais, como mostra a foto acima.

O governo brasileiro divulgou nota em que repudia o uso de violência policial contra líderes religiosos e fiéis e conclama as autoridades nicaraguenses a restaurarem sem demora o funcionamento das respectivas emissoras e o pleno exercício da liberdade religiosa.

É oportuno descobrir quem, no Brasil, apoia esse governo.

Evangelize! Compartilhe este post.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

6 de agosto: ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’

Ícone de Nossa Senhora destruído na Síria

Em 6 de agosto será celebrada a 8ª edição do ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’.

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), essa iniciativa busca deixar claro que nos importamos e que estamos ao lado dos irmãos que pagam um alto preço por acreditarem em Jesus.

O ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’ ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite de agosto de 2014, quando cerca de 100 mil cristãos foram expulsos de uma área do Iraque que acabara de ser ocupada pelo Exército Islâmico.

Essas pessoas deixaram suas casas somente com as roupas do corpo, a pé, sem água e comida. Entre elas havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas.

Neste momento, mais de 400 milhões de cristãos vivem em 153 países em que há perseguição religiosa, principalmente no Oriente Médio, Ásia e África, onde no último 5 de junho, durante a Missa do Domingo de Pentecostes, 39 católicos foram assassinados e 80 ficaram feridos na Nigéria. Depois disso, padres foram sequestrados e assassinados.

Vamos divulgar essa data, orar pelos irmãos perseguidos e trabalhar para que essa situação não se repita em nosso Brasil.

EVANGELIZE – COMPARTILHE ESTA POSTAGEM

 

segunda-feira, 4 de julho de 2022

O Papa lembra a importância dos idosos em nossa vida


“Não podemos falar da família sem falar da importância que os idosos têm entre nós.”

Assim começa "O Vídeo do Papa" em que Francisco pede que neste mês de julho rezemos especialmente pelos idosos.

O Papa lembra que nos países mais desenvolvidos, 25% dos idosos vivem sozinhos e que essa não é uma situação adequada, e que deve ser pensada no  Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que acontece em 26 de julho.

O Papa lembra também que os idosos tem muito a contribuir, tendo dito que que "temos uma grande responsabilidade para com as novas gerações.  Lembremo-nos: os avós e os idosos são o pão que alimenta as nossas vidas, são a sabedoria oculta de um povo, e é por isso que devem ser celebrados e estabeleci um dia dedicado a eles."

Evangelize: passe esta postagem aos seus contatos
 

terça-feira, 28 de junho de 2022

O Pai Nosso na Missa



O Missal é um livro que estabelece regras para a Missa.

Ele prevê que ao rezar o Pai Nosso, o sacerdote deve estender suas mãos com as palmas voltadas para cima; o gesto indica que o sacerdote está rezando a Deus em nome dos fiéis, fazendo a ligação entre a terra e o céu. 

O Missal não faz qualquer menção acerca de qual deve ser a postura dos fiéis, durante essa oração, mas nada impede que estendamos nossas mãos, significando que também estamos em ligação com Deus. 

Evangelize: repasse esta postagem.

terça-feira, 21 de junho de 2022

O NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA



O nascimento de São João Batista é comemorado no dia 24 de junho. João previu a vinda do Messias e batizou Jesus.

S. João é o único santo que é lembrado em duas datas, a de seu nascimento e a de seu martírio - 29 de agosto.

A noite de 23 de junho marca o início da celebração da festa de São João. Em seu evangelho Lucas (1:36, 56-57) afirma que João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus, o que fez com que a festa de São João fosse fixada em 24 de junho, seis meses antes da véspera do Natal.

A imagem que ilustra esta postagem é a reprodução de um quadro do italiano Tintoretto, pintado em 1554.


Evangelize: repasse esta postagem 

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Santa Rita de Cássia



Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. 

Desde muito jovem pretendia seguir a vida religiosa, mas seus pais desejavam que ela se casasse. Assim, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, passou a ser infiel e beber demais.

Rita usou de sua fé e sempre rezou para a conversão do marido. No fim, ele se tornou um bom homem, mas acabou assassinado. 

Os dois filhos do casal, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. 

Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, com a ajuda de Rita, converteram-se, perdoando o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. 

Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! 

Por isso, devemos acreditar sempre no poder dessa doce sofredora e contarmos com sua intercessão para ter ajuda em nossas causas impossíveis.

Rita faleceu no dia 22 de maio de 1457, aos 76 anos.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Ascensão do Senhor



A Ascensão de Jesus, que celebramos neste domingo, sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus.

1a Leitura:  Atos dos Apóstolos 1,1-11
Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus.

Quanto aos discípulos, eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projeto de Jesus.

2a Leitura: carta de São Paulo aos Efésios 1,17-23
A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside nesse “corpo”.

Evangelho:  Lucas 24,46-53
O Evangelho apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. 

Faz, também, referência à alegria dos discípulos: essa alegria resulta do reconhecimento da presença no mundo do projeto salvador de Deus e resulta do fato de a ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos cristãos um novo sentido..

Evangelize: repasse esta postagem aos seus parentes e amigos


segunda-feira, 23 de maio de 2022

A oração Regina Coeli (Rainha do Céu)

A oração 'Regina Coeli', que se reza no lugar do 'Angelus' durante o tempo pascal, provavelmente nasceu no século  X ou XI, associa o mistério da encarnação do Senhor (quem merecestes trazer em vosso seio) com o evento pascal (ressuscitou como disse).

O "convite à alegria" (Alegrai-Vos) que a Igreja dirige à Mãe pela ressurreição do Filho recorda e depende do "convite à alegria" ("Alegra-te, cheia de graça": Lc 1, 28) que Gabriel dirigiu à humilde Serva do Senhor, chamada a ser mãe do Messias.

Abaixo, a oração em português e latim: 


Evangelize: repasse este post

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Deus habita em você - 6º Domingo da Páscoa



Na liturgia deste domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história: não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado.

No Evangelho, Jesus diz aos discípulos como irão se manter em comunhão com Ele e reafirma a sua presença e a sua assistência através do “paráclito” – o Espírito Santo.

A primeira leitura apresenta-nos a Igreja de Jesus a confrontar-se com os desafios dos novos tempos. Animados pelo Espírito, os cristãos aprendem a discernir o essencial do acessório e atualizam a proposta central do Evangelho, de forma que a mensagem libertadora de Jesus possa ser acolhida por todos os povos.

Na segunda leitura, apresenta-se mais uma vez a meta final da caminhada da Igreja: a “Jerusalém messiânica”, essa cidade nova da comunhão com Deus, da vida plena, da felicidade total.

Evangelize: repasse esta postagem

quarta-feira, 11 de maio de 2022

5o Domingo da Páscoa: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.



O tema fundamental da liturgia deste domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar.

No Evangelho, Jesus despede-Se dos seus discípulos e deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. 

É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho no mundo do amor  de Deus.


Evangelize: repasse esta postagem aos seus contatos

sexta-feira, 6 de maio de 2022

O Senhor é meu pastor - 4º Domingo do Tempo Pascal



O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. 

É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.

1a Leitura:  Atos dos Apóstolos 13,14.43-52
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão  “ovelhas” cheias de autossuficiência, satisfeitas e acomodadas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas segui-l'O até as pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.

2a Leitura:  Livro do Apocalipse 7,9.14b-17
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.

Evangelho:  segundo São João 10,27-30 
O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.

Evangelize: repasse esta postagem


segunda-feira, 2 de maio de 2022

POR QUE MAIO É O MÊS DE MARIA?

Há vários séculos, nossa Igreja dedica todo o mês de maio para honrar a Virgem Maria.

Na Idade Média,  maio já era um mês festivo, em função da chegada da primavera; a ideia de dedicar esse mês a  Maria surgiu no século XVII.

As formas nas quais Maria é honrada em maio são tão variadas: em muitas paróquias há a oração diária do Terço, outras preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria ou ainda promovem a coroação de sua imagem.

Devemos preparar um lugar especial para Maria em nossas casas e corações, não por ser uma tradição ou pelas graças que se pode alcançar, mas porque Maria é nossa Mãe, que se preocupa com todos nós, razão pela qual merece um mês inteiro de homenagens.

EVANGELIZE: COMPARTILHE ESTE POST

sexta-feira, 29 de abril de 2022

A liturgia do 3º domingo do Tempo Pascal



A liturgia deste 3º domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.

A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.

A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.

O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projeto libertador de Jesus, mas avisa que a ação dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.

Evangelize! Compartilhe esta postagem

domingo, 24 de abril de 2022

NOVOS DIÁCONOS NO SANTUÁRIO


Com muita alegria registramos que na Diocese de Jundiaí estão sendo ordenados 60 novos diáconos permanentes, dois dos quais vinculados ao nosso Santuário: Cláudio Marcelo de Sousa e Thiago Mendes dos Santos.

O diaconato é um dos três graus do sacramento da Ordem; os outros dois são o episcopado (bispos) e o presbiterado (sacerdotes).

Na atualidade, existem os diáconos transitórios, aqueles que estão se preparando para o sacerdócio e os diáconos permanentes, homens casados ou celibatários – esse grau foi criado pelo Concílio Vaticano II.

Os diáconos permanentes exercem importante papel na Igreja, apoiando os bispos e os párocos em suas atividades e em celebrações. Podem batizar, celebrar casamentos, proclamar o Evangelho, pregar, presidir funerais e executar diversas outras atividades.

Claudio e Thiago foram formalmente apresentados à comunidade do Santuário em 24 de abril.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Cuidado com o "Desafio Euphoria": ajude a proteger nossas crianças e adolescentes

O portal católico Aleteia nos alerta sobre o “Desafio Euphoria” a mais recente   "modinha”  que vem crescendo entre crianças e adolescentes que usam as redes sociais TikTok, Twitter e  Facebook.

De tempos em tempos, modinhas estúpidas e potencialmente mortais se disseminam nessas faixas etárias, apavorando pais e professores e causando tragédias entre os menores. 

Um dos casos de maior gravidade até hoje foi o “Desafio da Baleia Azul“, que, em 2017, incentivava a automutilação e o suicídio.

A nova “modinha” faz referência à série “Euphoria”, da rede HBO, e consiste em produzir pó a partir de corretivo líquido, também conhecido como "branquinho", solidificado, com o objetivo de simular a produção, a venda e a inalação de cocaína.

Entre os vídeos que circulam por essas redes sociais, pode-se ver alunos inalando o pó nos intervalos das aulas, em banheiros de escolas ou até mesmo dentro das próprias salas de aula.

A inalação de corretivo, além do risco de intoxicação devido à frequente presença de ingredientes como o etanol e o óxido de titânio, pode danificar as mucosas e agravar doenças  como rinite e sinusite.

Algumas escolas têm tomado medidas severas para coibir a nova onda, incluindo suspensões e até a solicitação de presença policial. Medidas mais duras já foram registradas em estados como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

É possível encontrar nas redes sociais postagens de alunos que presenciaram a suspensão ou mesmo a expulsão de colegas. Várias escolas têm orientado os pais a observarem mais atentamente os filhos e as suas atividades no celular e nas redes sociais.

Quanto à série de televisão “Euphoria”, trata-se de uma produção classificada para maiores de 18 anos e veiculada por um canal pago, mas, ainda assim, tem obtido sucesso entre adolescentes. 

A série vem recebendo críticas por “glamourizar” o uso de drogas.

Ajude a proteger nossas crianças e adolescentes: divulgue este post

 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Bispo alerta-nos sobre políticos que defendem o aborto

Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa, Goiás, alerta-nos dizendo que “eleitor que vota em candidato pró-aborto peca gravemente”

O prelado recomenda que os católicos fiquem atentos a candidatos defendam a legalização do aborto, pois não podemos ter como representantes aqueles que promovem o assassinato de inocentes.

O bispo goiano lembrou os casos de países como Colômbia, México e Argentina, onde, sob governos de viés esquerdista, a prática do aborto foi liberada ou expandida nos últimos meses.

Dom Adair alerta para o fato de que, no Brasil, cenário semelhante pode concretizar-se caso seja aprovada proposta do PSOL pedindo que o aborto no Brasil seja descriminalizado até a 12ª semana de gestação.

Devemos permanecer atentos e alertar nossos irmãos acerca do perigo que corremos.

Evangelize: divulgue esta postagem

terça-feira, 29 de março de 2022

Papa visitará gruta onde viveu São Paulo, em Malta

O Papa Francisco vai rezar na gruta de São Paulo, localizada no complexo da basílica dedicada ao santo, na cidade de Rabat, Malta, durante a viagem que fará ao país nos dias 2 e 3 de abril.

Francisco será o terceiro papa a visitar o lugar sagrado que recebe todos os anos muitos peregrinos de todo o mundo. O local já foi visitado por São João Paulo II, em 27 de maio de 1990, e Bento XVI, em 17 de abril de 2010.

Segundo a tradição, São Paulo viveu na gruta por três meses por volta do ano 60, depois que o navio que o levava a Roma para ser julgado naufragou por causa de uma tempestade.

Segundo a narração de São Lucas nos Atos dos Apóstolos (27, 21-44; 28, 1-11), o Apóstolo dos Gentios permaneceu três meses em Malta, pregando, batizando e curando os doentes

Por isso, os malteses veneram São Paulo como seu padroeiro, já que o cristianismo chegou à ilha graças a ele.

Lembremo-nos que nosso Bispo, Dom Vicente Costa, é natural de Malta, tendo nascido na cidade de Birkirkara, que fica há cerca de 10 quilômetros de Rabat.

terça-feira, 22 de março de 2022

O báculo: um importante símbolo em nossa Igreja

No passado, a palavra "báculo" designava um tipo de bastão usado pelos pastores de ovelhas.

Era longo; a ponta que era apoiada no chão era pontiaguda, para ajudar o pastor em suas caminhadas por terrenos difíceis e para espantar animais selvagens que pretendessem atacar o rebanho.

A outra ponta era curva e arredondada, permitindo ao pastor, quando necessário, puxar uma ovelha para perto de si sem feri-la.

Em nossa Igreja, o báculo é um símbolo da autoridade eclesiástica, utilizado por bispos, abades ou abadessas. É usado nas cerimônias solenes não só de nossa Igreja, mas também nas dos ortodoxos, anglicanos e luteranos.

Os bispos recebem o báculo quando de sua ordenação, aceitando seu papel de guia e protetor do povo cristão; como sucessor dos apóstolos, sua função é unir seu rebanho de fiéis e defendê-los do maligno.

Nas imagens de santos que foram bispos, abades ou abadessas usualmente aparecem os báculos; dentre esses, destacam-se os Santos Roque, Nicolau e Agostinho e as Santas Escolástica (irmã de São Bento, imagem abaixo), Matilde e Gertrudes.

São José e São João Batista, considerados pela igreja como "grandes pastores" às vezes também são representados com báculos.


Evangelize: compartilhe esta postagem

quinta-feira, 17 de março de 2022

Depois de quase 500 anos, missa volta a ser celebrada na catedral de Genebra




Um evento maravilhoso para aqueles que esperam a união dos cristãos, aconteceu no dia 5 de março na catedral de São Pedro, em Genebra, Suiça.

Nesse dia, depois de quase 500 anos, foi celebrada uma missa. A catedral teve sua construção concluída por volta de 1160, embora um templo católico existisse no local desde o século IV.

Em 1535, os conflitos gerados pela Reforma Protestante fizeram com que a catedral passasse às mãos da Igreja Protestante Reformada de Genebra, cuja direção foi assumida por João Calvino.

Agora, graças a um convite dos protestantes de Genebra, o padre Pascal Desthieux celebrou a missa, à qual assistiram cerca de 1.500 pessoas.

Durante a missa, além do Padre Desthieux, falou um representante da comunidade protestante, Daniel Pilly; ambos deram ênfase à busca da união dos cristãos e à necessidade de resistir aos ataques de todos os tipos desferidos contra aqueles que seguem Jesus.

Esperemos que iniciativas como essa se multipliquem, lembrando que recentemente, quando um incêndio danificou a catedral luterana de São Paulo, a Arquidiocese local ofereceu dois templos para que os luteranos realizassem seus cultos.


Evangelize: compartilhe esta postagem

segunda-feira, 14 de março de 2022

A Via Sacra


A Via Sacra, também chamada Via Crucis, que em latim significa Caminho da Cruz, se refere ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde o Pretório (residência de Pilatos) até o Calvário onde foi crucificado.

O exercício da Via Sacra, praticado por nós católicos, consiste em fazer esse trajeto mentalmente, meditando e orando. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao XIII); o número de estações (passos ou etapas dessa caminhada) foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de catorze estações, no século XVI.

A realização da Via Sacra tem sido muito recomendada pelos Papas, pois proporciona uma frutuosa meditação acerca da paixão e morte de Jesus Cristo.

Os passos da Via Sacra são:


1. Jesus é condenado à morte;

2. Jesus carrega a cruz às costas;

3. Jesus cai pela primeira vez;

4. Jesus encontra a Sua Mãe;

5. Simão de Cirene ajuda Jesus;

6. Verônica limpa a face de Jesus;

7. Jesus cai pela segunda vez;

8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;

9. Jesus cai pela terceira vez;

10. Jesus é despojado de Suas vestes;

11. Jesus é pregado na cruz;

12. Jesus morre na cruz;

13. Jesus é descido da cruz;

14. Jesus é sepultado.

Ajude a evangelizar: compartilhe esta postagem