Em Belém, cidade onde nasceu Jesus, há a Gruta do Leite, ponto central da veneração à Virgem Maria sob a denominação de Nossa Senhora do Leite, ou Madonna del Latte, em italiano.
Afirma o evangelista Mateus que, após a partida dos Reis Magos, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a São José e disse: "Levanta, toma o menino, a sua Mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. Levantando-se de noite, ele tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito" - Mt 2,13-14. Já falamos sobre a fuga em outro post.
Diz a tradição que, logo após receber o aviso, José e Maria tomaram o Menino e saíram de onde estavam e esconderam-se nessa gruta enquanto preparavam-se para a viagem.
Maria terminava de amamentar o Menino e na pressa de saírem, algumas gotas de seu leite caíram sobre a rocha, que se tornou branca.
Propriedades curativas dessa rocha são conhecidas há mais de mil anos; em particular, a capacidade de fazer vir suficiente leite a mulheres que precisam amamentar ou o auxílio às que não conseguem engravidar ou conduzir uma gravidez a bom termo - essas mulheres devem tomar pequenas porções do pó dessa rocha.
Há muitos séculos a gruta foi ampliada e sobre ela construída uma igreja, que em função de guerras e um terremoto sofreu muitos danos - sucessivas reformas deram ao local seu aspecto atual, conforme pode ser visto neste vídeo (falado em italiano); a foto ao lado mostra a entrada da gruta.
É mais um sinal de amor que Nossa Senhora nos dá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário