
Foi um fato histórico podermos ver a Praça de São Pedro vazia, nesta ocasião sem precedentes.
A expressão latina Urbi et Orbi significa “para a cidade [de Roma] e para o mundo“. Essa bênção é dada pelo Papa normalmente em apenas três ocasiões:
- por um novo Papa, no dia de sua eleição, logo após o resultado do Conclave;
- todos os anos, no dia de Natal;
- todos os anos, no dia da Páscoa.
Urbi et Orbi é uma bênção que nenhum outro bispo pode dar, e é na atualidade veiculada por meios eletrônicos para que o máximo possível de fiéis possa acompanhá-la ao vivo. Neste link, é possível assistir à Benção, transmitida pela Rádio Vaticano.
Sobre a bênção de hoje, o Papa Francisco disse “Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Vamos permanecer juntos. Vamos demonstrar nossa proximidade às pessoas mais solitárias e exaustas”.
A cerimônia incluiu a Liturgia da Palavra e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Na ocasião o Papa lembrou aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia: profissionais da saúde, policiais, trabalhadores dos serviços públicos e outros.
Sigamos pedindo a Deus que nos proteja a todos e também continuemos a seguir as determinações das autoridades sanitárias; a luta ainda será longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário