No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada solene de Jesus em Jerusalém, que marca o começo da Semana Santa e prepara os cristãos para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Os ramos, abençoados nesse dia, são o sinal da vitória da vida sobre a morte e o pecado. Desde 1984, por iniciativa de João Paulo II, no Domingo de Ramos se comemora também a festa dos jovens, em todas as dioceses do mundo.
Jesus é um Rei de paz, humildade e amor. Ele se apresenta à multidão montado em um jumentinho; as pessoas estendiam seus mantos no caminho ou o cobriam com ramos de árvores, como relata Mateus, em seu evangelho (Mt 21, 8).
Ainda hoje, a bênção dos ramos atrai multidões, mas nesse ano, com a pandemia que estamos vivendo, tudo deverá ser diferente; não devemos ir às igrejas, mas uma boa sugestão é seguir as recomendações da CNBB, que nos propõe:
- Rezar, pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa
- Colocar no portão ou na porta de casa, em lugar bem visivel, alguns ramos. Marcar a casa é uma característrica do povo de Deus
- Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais
- Comprometer-se a participar ativamente da coleta da Campanha da Fraternidade, quando a nova data for indicada. Com essa coleta, ajudamos os mais pobres
- Motivar as pessoas, pelas redes sociais, telefones ou outros meios, que mantenham o distanciamento social, celebrando o Domingo de Ramos da forma aqui recomendada.
Recomendamos a todos que continuem seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, sempre conectados ao Facebook do Santuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário