Das muitas acusações feitas contra a Igreja, uma das mais despropositadas é a de que ela é contra a ciência, de que tem perseguido cientistas ao longo dos milênios.
Essa afirmação é facilmente desmentida pelo fato de haver uma grande quantidade de cientistas católicos, inclusive alguns santos, além de haver religiosos e leigos católicos responsáveis por grandes descobertas científicas.

Foi fundado em 1572 pelo Papa Gregório XIII, por recomendação do Concílio de Trento, que também recomendara uma reforma no calendário - seus trabalhos levaram à criação do calendário gregoriano, hoje adotado em todo o mundo.
A instituição tem sede na cidade italiana de Albano, mas mantem pontos de observação, um deles em Castel Gandolfo, residência de repouso do Papa, onde esteve instalado por muito tempo.
La Specola Vaticana abriga uma biblioteca com 22 mil títulos, entre eles livros antigos e raros escritos por cientistas famosos. Possui também uma relevante coleção de meteoritos.
O Observatório mantém, em parceria com a Universidade do Arizona, um telescópio muito moderno no deserto do Arizona, local adequado às observações astronômicas, em função de seu clima. O Padre Coyne deixou a direção da Specola para continuar suas pesquisas científicas junto à Universidade do Arizona, tendo trabalhado até às vésperas de sua morte.
É a Igreja também na vanguarda da ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário