sexta-feira, 24 de julho de 2020

OS ATOS DOS APÓSTOLOS

Os Atos dos Apóstolos fazem parte do Novo Testamento, escrito em grego pelo evangelista São Lucas, provavelmente ao redor dos anos 80 e 90. 

Há várias hipóteses acerca do lugar onde o texto foi escrito: Antioquia, Roma ou mesmo alguma cidade grega.

Os Atos são compostos por 28 capítulos que narram a história da comunidade cristã a partir da Ascenção de Jesus até a chegada de Paulo a Roma - cobrem o período entre os anos 30 e 63, aproximadamente. 

Há ênfase no rápido crescimento em termos de numero de fiéis, expansão geográfica e organização da Igreja, inicialmente entre os judeus e depois entre as outras nações.

Além desses aspectos mais históricos, os Atos são uma obra catequética, de defesa da fé e teológica, no sentido de estudo a respeito de Deus.

Podemos dividir os Atos em três partes:
  • O capitulo 1, uma introdução, narra os eventos ocorridos entre a Ascensão e a véspera de Pentecostes. Fala da morte de Judas e sua substituição  por Matias no grupo dos Apóstolos. 
  • A primeira seção, dos capítulos 2 ao 15, narra  o Pentecostes e fala  sobre a comunidade cristã de Jerusalém, concentrando-se nas figuras de Pedro e Paulo, do qual narra a conversão e o início das viagens missionárias.
  • A segunda seção, a partir do capítulo 16, concentra-se nas viagens de Paulo, em sua prisão em Cesareia e sua ida a Roma, para responder ao processo que o condenou à morte.

A leitura atenta desse texto certamente contribuirá para nosso enriquecimento cultural e espiritual; os Atos estão disponíveis aqui.

É oportuno lembrar que Lucas era médico, tendo Paulo se referido a ele como "o médico amado" (Colossenses 4:14). 

Além de médico, homem culto e letrado, o Evangelista foi provavelmente um dos primeiros artistas da história da Igreja; segundo a tradição,  Lucas teria pintado imagens de Jesus Cristo, da Virgem Maria, de  Pedro e de Paulo. Por essas razões é  o padroeiro dos médicos e pintores, sendo celebrado em 18 de outubro.

Ao que parece, nasceu em Antioquia, hoje território sírio e à época sob o domínio dos romanos. Também não há certeza acerca de sua morte: teria sido martirizado no ano de 84, na Grécia. 

Uma boa sugestão de leitura é o livro "Médico de Almas e de Homens", da consagrada escritora inglesa Taylor Caldwell, que levou 46 anos para ser escrito e que, embora seja uma obra de ficção, tem contribuído para a divulgação da vida e da obra de São Lucas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário