domingo, 22 de outubro de 2023
FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL LEVA MILHARES DE DEVOTOS AO SANTUÁRIO DE APARECIDA
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
EM 16 DE OUTUBRO LEMBRAMOS SANTA EDWIGES
Desde criança mostrava apego às coisas espirituais, e aos 12 anos foi dada em casamento a Henrique I, duque da Silésia e da Polônia, com quem teve sete filhos.
Quando completou 20 anos, e ele 34, sentiu o chamado definitivo ao seguimento de Jesus. Conversou com o marido e decidiram manter, dentro do casamento, o voto de abstinência sexual; entregou-se, então, à piedade e caridade, cuidando de doentes e pobres.
Construiu o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, ajudou a restaurar outros e mandou erguer inúmeras igrejas.
Também organizou uma grande rede de obras de caridade e assistência aos pobres endividados; visitava os hospitais constantemente, para, pessoalmente, cuidar dos doentes - tinha também um especial carinho pelas viúvas e órfãos.
Veio, então, um período de sucessivas desventuras familiares: num curto espaço de tempo perdeu o marido e seis filhos, ficando viva apenas a filha Gertrudes.
Apesar da dura provação, Edwiges continuou a viver na virtude: e ingressou no convento e Trebnitz, que ela própria construíra, do qual a filha Gertrudes se tornara abadessa.
Foi nessa época que recebeu o dom da cura e operou muitos milagres curando muitas pessoas com o toque da mão e o sinal da cruz.
Com fama de santidade, Edwiges morreu no dia 15 de outubro de 1243. Logo passou a ser cultuada como santa, e sua sepultura tornou-se centro de peregrinação para os fiéis; em 1266, o papa Clemente IV canonizou-a.
A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica. O culto a santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, é muito expressivo em todo o mundo católico e um dos mais difundidos do Brasil.
sábado, 14 de outubro de 2023
A COROA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
terça-feira, 10 de outubro de 2023
Cardeal Parolin condena o "terrível e desprezível ataque" contra Israel
domingo, 17 de setembro de 2023
A CNBB DIVULGA NOTA CONTRA O ABORTO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) divulgou nesta quinta-feira, 14 de setembro, uma nota enfaticamente contrária à descriminalização do aborto no país.
Isso ocorre porque a ministra Rosa Weber, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que promove tal descriminalização até a 12ª semana de gestação.
A presidência da CNBB declarou que jamais aceitará “quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto” e que considera antidemocrática a forma como tem sido conduzido a assunto, à revelia do “Povo Brasileiro, de quem todo poder emana, conforme parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal”.
Oremos para que esses crimes não sejam amparados pela lei.
Ajude a evangelizar, repasse esta postagem
segunda-feira, 11 de setembro de 2023
SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE: MISSIONÁRIO E MÁRTIR
de 1802, em Mongesty, na diocese de Cahors, França, numa família de agricultores profundamente cristã.
João Gabriel foi ordenado em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor de seminários vicentinos.
Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo.
domingo, 3 de setembro de 2023
SANTO ANTONIO: UM INTERCESSOR PARA ENCONTRARMOS COISAS PERDIDAS
Tradicionalmente, muitos católicos costumam pedir a intercessão de Santo Antônio de Pádua para encontrar um objeto perdido.
Isso nos anos 1200, quando quase não existiam livros e os poucos que haviam eram de difícil acesso. Seria muito difícil – ou mesmo impossível Santo Antônio substituir o livro que havia perdido.
Um de seus alunos que deixara o mosteiro, levou, talvez sem querer, o livro de Santo Antônio, que ficou profundamente angustiado, sem saber o que faria sem o livro. Ele não tinha ideia para onde o jovem tinha ido, era quase impossível localizá-lo.
Santo Antônio, então, rezou para que o rapaz devolvesse o livro. Algum tempo depois, o jovem voltou ao mosteiro e trouxe o livro de volta, pedindo perdão.
Esse mesmo livro é preservado no mosteiro franciscano de Bolonha, na Itália.
Após a morte de Santo Antônio essa história se espalhou mundo afora e ele se tornou conhecido como um poderoso intercessor para que coisas perdidas sejam encontradas.
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
A Virgem Maria e a vitória contra o aborto no México.
Parece claro que, nesse caso, houve a intervenção da Virgem Maria pelos seus filhos mais indefesos.
Enquanto o assunto ainda estava em discussão, viralizou nas redes sociais daquele país uma pintura em que a Virgem segura um pequeno bebê, que representa as crianças em risco de aborto.
A pintura é de autoria da artista Ana Laura Salazar Orozco, que sentiu a necessidade de cria-la após assistir a um filme que mostra um caso de aborto e ao perder aquele que seria seu quarto filho, em função de uma gravidez extrauterina.
Rezemos e trabalhemos constantemente para que o aborto seja sempre reprimido.
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Quem eram os gentios de que fala a Bíblia?
A principal razão pela qual os gentios são mencionados na Bíblia é que, como descendentes de Abraão, os judeus se consideravam – e eram de fato, antes da vinda de Cristo – o povo escolhido por Deus.
Inicialmente houve muita discussão entre os Apóstolos sobre pregar ou não aos gentios o Evangelho de Jesus Cristo.
Felizmente, São Paulo tornou-se o “Apóstolo dos Gentios” e assumiu a responsabilidade de evangelizar todas as pessoas, tanto judeus quanto gentios, trabalhando para que todos conhecessem a obra salvadora de Jesus Cristo.
domingo, 23 de julho de 2023
MONSENHOR ARTHUR RICCI: UM PERSONAGEM IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE JUNDIAHY
Padre Dr. Arthur Ricci proferira uma palestra no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.
O tema da palestra foi "o porque das difficuldades na catechese dos indigenas". O jornal concluía dizendo que o orador foi muito aplaudido.
O Padre, mais tarde Monsenhor Ricci (1903-1984), foi um personagem muito importante na vida de nossa cidade.
Foi pároco da então Matriz, hoje Catedral, tendo trabalhado muito pela criação da Diocese de Jundiaí e por outras causas nobres, como a Casa da Criança.
quarta-feira, 28 de junho de 2023
CAI MUITO O NÚMERO DE ORDENAÇÕES NA FRANÇA
Nos entanto, ao longo dos últimos 20 anos, a quantidade de ordenações sacerdotais diocesanas caiu pela metade na França.
De 2000 a 2010, a média dessas ordenações esteve ao redor de 100 ao ano, número que vem caindo constantemente - em 2023 apenas 52 novos sacerdotes diocesanos foram ordenados em toda a França.
Os seminários franceses enfrentam um panorama tão desafiador quanto o do catolicismo no país, que vem aceleradamente se secularizando.
No caso das congregações e ordens religiosas, o ano de 2023 trará apenas 37 novos sacerdotes na França.
Esse total de 89 novos sacerdotes é muito pequeno para um país que tem quase 68 milhões de habitantes, dos quais 29% se dizem católicos, mas com apenas cerca de 1,5 milhões frequentando regularmente as igrejas.
Infelizmente essa situação é generalizada: segundo os dados divulgados em 2022 pelo Anuário Estatístico da Igreja (Annuarium Statisticum Ecclesiae), o número de candidatos ao sacerdócio caiu de 114.058 em 2019 para 111.855 em 2020, tendo havido apenas um pequeno aumento na África - já nas Américas, o número de seminaristas diminuiu em 4,2%.
domingo, 18 de junho de 2023
AS ORAÇÕES JACULATÓRIAS
Através da sua conta no Twitter, o Papa Francisco explicou o que são as orações jaculatórias, algo de quase não ouvimos mais falar na Igreja.
Disse o Papa:
“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos ‘sintonizados’ com o Senhor”.Francisco citou exemplos:
“Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’”.
O Papa aproveitou para incentivar os fiéis:
“Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos? Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele”.
terça-feira, 23 de maio de 2023
O QUE É A BEATIFICAÇÃO?
Um dos primeiros grandes passos nesse caminho rumo aos altares é a beatificação. A palavra deriva do latim “beatus“, que significa “abençoado”, “bem-aventurado”; e “facere“, ou seja “fazer, tornar”. Beatificar, portanto, é simplesmente o ato de declarar um indivíduo “bem-aventurado”.
Ser beatificado é o último passo antes de ser canonizado. Para chegar à beatificação, o indivíduo precisará, via de regra, ter um milagre atribuído à sua intercessão – e depois mais um para poder chegar à canonização.
segunda-feira, 15 de maio de 2023
A Encíclica Pacem in Terris e o Papa São João XXIII
sexta-feira, 21 de abril de 2023
3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Será comemorado no domingo, 23 de julho próximo, o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
O tema escolhido pelo Papa para essa data é “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50), que expressa a ligação com a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que ocorrerá alguns dias depois em Lisboa.
O tema da JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) nos mostra, de fato, a jovem Maria que se propôs a visitar sua prima idosa Isabel e proclamar alto, no Magnificat, a força da aliança entre jovens e idosos.
Por ocasião do Dia, o Papa presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro e convidará paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a celebrar o Dia em seu próprio contexto pastoral.
sexta-feira, 14 de abril de 2023
SÃO MARTINHO
Nascido na
atual Hungria por volta do
ano 316, São Martinho foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e deixar
o exército, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde foi ordenado e mais tarde eleito bispo. Faleceu em 8 de novembro de 397.
mendigo durante uma tempestade de neve e, com a espada, cortou seu manto ao meio para partilha-lo com o pedinte e resguardá-lo da chuva.
Nessa mesma noite,
Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que,
apontando para um grupo de anjos, lhes disse: "Foi Martinho quem me agasalhou.
Martinho é relembrado em diversos pontos do mundo; em Portugal, seu dia, 11 de
novembro, é comummente associado à celebração da maturação do vinho do ano,
sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o vinho novo pode ser degustado.
É tradição fazer-se
uma reunião de amigos e parentes, em que castanhas assadas nas
brasas da fogueira, figos secos e nozes são comidos,
bebendo-se uma bebida alcoólica chamada água-pé,
resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga,
um licor doce obtido de forma muito
semelhante, que leva ainda aguardente.
Um ditado português
relacionado ao dia de São Martinho diz “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
Este período também
é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do
ano, chamado de "verão de São Martinho” - a denominação está ligada ao sonho de Martinho – há uma lenda que afirmava que o tempo manteve-se ensolarado
durante três dias após a fala de Jesus.
sexta-feira, 24 de março de 2023
SANTA CLARA - UM EXEMPLO PARA TODOS
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
VENEZUELA: SITUAÇÃO CADA VEZ MAIS CRÍTICA
domingo, 5 de fevereiro de 2023
Um milagre atribuído a San Biagio, o nosso São Brás
No dia 3 de fevereiro reverenciamos São Brás.
Sua história é conhecida: em uma perseguição aos cristãos, foi preso e estava sendo levado para execução quando uma mãe, que carregava uma criança que estava morrendo engasgada com um espinho, pediu sua intercessão.
São Brás atendeu-a, a criança salvou-se e ele passou a ser considerado o santo que nos protege dos males da garganta.
Mas na Itália há uma história interessante envolvendo São Brás: em Milão, terra onde nasceu o panetone, havia um frade chamado Desidério, que tinha fama de ser guloso.
Certa vez, pouco antes do Natal, uma mulher deixou um panetone para ser abençoado pelo frade, mas acabou se esquecendo de buscá-lo.
Lembrou-se apenas em 3 fevereiro, e ao falar com Desidério esse ficou em situação difícil: havia abençoado o panetone, mas comeu-o logo em seguida.
Pronto a se desculpar, Desidério foi buscar a embalagem e... nela estava o panetone. O fato foi considerado um milagre, prontamente atribuido a São Brás, que na Itália é chamado San Biagio.
Desse fato, nasceu uma tradição que existe em toda a Lombardia, região onde fica Milão: no café da manhã de 3 de fevereiro, come-se um pedaço de panetone bento que ficou guardado desde o Natal.
Encerramos repetindo o que dizem os lombardos em seu dialeto: "San Blàs el benedis la gola e èl nas" - o que em nosso idioma poderia ser traduzido como "São Brás, proteja nossa garganta e nariz"
AJUDE A EVANGELIZAR: COMPARTILHE ESTE POST
sábado, 4 de fevereiro de 2023
SANTOS QUE LANÇARAM AS BASES DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NOS ESTADOS UNIDOS
Por essa razão, há naquele país um grande número de escolas católicas, às quais estão associados dois santos que muito trabalharam pela criação dessas escolas.
São eles:
SANTA ELIZABETH ANN SETON
Santa Elizabeth Ann Seton é considerada a fundadora do sistema escolar paroquial nos Estados Unidos. A sua ordem religiosa se voltou ao ensino desde a fundação, abrindo muitas escolas naquele país.
SÃO JOHN NEUMANN
São John Neumann foi um bispo da Filadélfia que fundou o primeiro sistema escolar católico diocesano do país. Após a sua morte, muitos outros bispos seguiram o seu exemplo e começaram a fundar escolas diocesanas naquele país.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
HOMILIAS LONGAS: PREOCUPAÇÃO DO PAPA
Segundo o Papa, as homilias não devem ser nem “aulas de filosofia” nem “conferências” e devem durar “oito, dez minutos, não mais do que isso".
Bento XVI, já dizia que “a função da homilia é favorecer uma compreensão mais ampla da Palavra de Deus na vida dos fiéis.
Segundo disse o Papa Francisco, se a homilia se prolonga, lesa duas características da celebração litúrgica: a harmonia entre as suas partes e o seu ritmo.
Para que isso não aconteça, "é preciso que a que a palavra do pregador não ocupe um tempo excessivo, de forma a que o Senhor brilhe mais que o ministro”, explica Francisco.
domingo, 22 de janeiro de 2023
GOVERNO FEDERAL TEM POSTURA EM FAVOR DO ABORTO
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contestou publicamente o governo federal recém-empossado por tirar o Brasil do Consenso de Genebra, um pacto internacional contra o aborto, no qual o país vinha mantendo posição de liderança.
A Declaração de Consenso de Genebra sobre a Saúde da Mulher e o Fortalecimento da Família tinha sido assinada pelo Brasil em 22 de outubro de 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, juntamente com outros 31 países. O documento defende uma postura pró-vida na defesa dos direitos da família, da gestante e do nascituro.
À medida que vários dos países signatários foram passando para administrações de esquerda, seus novos governos priorizaram com chamativa rapidez a ruptura do pacto já nos primeiros 30 dias desde a posse. Os casos mais emblemáticos foram os dos Estados Unidos sob Joe Biden, da Colômbia sob Gustavo Petro e, agora, do Brasil sob Luis Inácio Lula da Silva, muito embora todos eles tivessem afirmado, durantes as suas campanhas eleitorais, que não seriam promotores de bandeiras pró-aborto.
O Brasil foi desligado do Consenso de Genebra neste dia 17 de janeiro, menos de três semanas após a tomada de posse pelo novo governo federal.
A nota da CNBB, publicada no dia 18 de janeiro, recorda explicitamente que o novo governo havia garantido, na campanha eleitoral, o seu compromisso com a “defesa do nascituro”.
Evangelize: divulgue esta postagem
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
O funeral de Bento XVI
São esperadas delegações oficiais da Alemanha e da Itália, bem como líderes ecumênicos, incluindo o Metropolita Antony de Volokolamsk, de Moscou.
Na noite desta quarta-feira, o caixão de cipreste será fechado e nele serão inseridos, conforme a tradição, as medalhas e moedas cunhadas durante o pontificado de Bento XVI, os pálios como arcebispo metropolitano de Munique e Roma e o "rogito" o texto que descreve brevemente o pontificado do Papa Ratzinger, em um cilindro de metal.
Às 8h45 de quinta-feira, haverá a procissão para levar o caixão até à Praça, acompanhada da recitação do Terço. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esclareceu que o funeral seguirá o modelo de um Papa reinante, com algumas modificações.
Por exemplo, não haverá súplicas finais da Diocese de Roma e das Igrejas Orientais, específicas para um Papa reinante, e mesmo as leituras, em espanhol e inglês, serão diferentes.
No final da Celebração Eucarística, Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio (a última recomendação) e do Valedictio (a despedida). O caixão do Pontífice emérito será levado de volta à Basílica de São Pedro e depois à cripta para o sepultamento.
Durante o rito privado, será colocada uma fita ao redor do caixão, com os selos do Cabido de São Pedro, da Casa Pontifícia e das celebrações litúrgicas.