domingo, 22 de outubro de 2023

FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL LEVA MILHARES DE DEVOTOS AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Ouça em http://soundcloud.com/elisabete-bretenitz/festa-da-padroeira-do-brasil-2023 o áudio apresentado pela Professora Elisabete Panssonatto Breternitz , cujo texto está a seguir.

A Festa da Padroeira do Brasil, sempre leva milhares de devotos ao Santuário Nacional de Aparecida.

Em 2023 não foi diferente: cerca de 334 mil pessoas passaram pelo Santuário entre os dias 3 e 12 de outubro, um número um pouco maior que o do ano passado.

Este ano, o movimento maior foi em 12 de outubro, quando aproximadamente 112 mil devotos estiveram no local para participar das celebrações.

E a visitação prosseguiu nos dias seguintes, por causa do feriado prolongado - entre os dias 13 e 15 de outubro, outros 126 mil devotos estiveram na Casa da Mãe.

Os números são impressionantes:

– A Festa da Padroeira teve pouco mais de 60 missas, 25 momentos oracionais, procissões, a Consagração Solene e o Angelus;

– 40 religiosos – entre bispos, padres e missionários redentoristas – presidiram as celebrações;

– 14 sacerdotes ficaram de “plantão” para atender confissões;

– 150 seguranças foram mobilizados;

O Santuário disponibilizou toda a sua estrutura para atender os romeiros, mil banheiros, 30 fraldários, 156 bebedouros, 2 mil vagas para ônibus e 3 mil vagas de estacionamento para carros.

Números muito significativos, que confirmam o amor dos brasileiros pela Mãe Aparecida.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

EM 16 DE OUTUBRO LEMBRAMOS SANTA EDWIGES



Edwiges nasceu em 1174 em uma família nobre da Alemanha.

Desde criança mostrava apego às coisas espirituais, e aos 12 anos foi dada em casamento a Henrique I, duque da Silésia e da Polônia, com quem teve sete filhos.

Quando completou 20 anos, e ele 34, sentiu o chamado definitivo ao seguimento de Jesus. Conversou com o marido e decidiram manter, dentro do casamento, o voto de abstinência sexual; entregou-se, então, à piedade e caridade, cuidando de doentes e pobres.

Construiu o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, ajudou a restaurar outros e mandou erguer inúmeras igrejas.

Também organizou uma grande rede de obras de caridade e assistência aos pobres  endividados; visitava os hospitais constantemente, para, pessoalmente, cuidar dos doentes - tinha também um especial carinho pelas viúvas e órfãos.

Veio, então, um período de sucessivas desventuras familiares: num curto espaço de tempo perdeu o marido e seis filhos, ficando viva apenas a filha Gertrudes.

Apesar da dura provação, Edwiges continuou a viver na virtude: e ingressou no convento e Trebnitz, que ela própria construíra, do qual a filha Gertrudes se tornara abadessa.

Foi nessa época que recebeu o dom da cura e operou muitos milagres curando muitas pessoas com o toque da mão e o sinal da cruz.

Com fama de santidade, Edwiges morreu no dia 15 de outubro de 1243. Logo passou a ser cultuada como santa, e sua sepultura tornou-se centro de peregrinação para os fiéis; em 1266, o papa Clemente IV canonizou-a.

A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica. O culto a santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, é muito expressivo em todo o mundo católico e um dos mais difundidos do Brasil.

Ajude a evangelizar - compartilhe este post

sábado, 14 de outubro de 2023

A COROA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Em 1640, Portugal voltou a ser independente - fora dominado pela Espanha durante alguns anos.

Em 1646, o rei Dom João IV consagrou Portugal e seus domínios, inclusive o Brasil, a Nossa Senhora da Conceição, como forma de agradecimento pelo fim da dominação espanhola.

Desde então os reis de Portugal nunca mais usaram a coroa, pois consideravam que a mesma pertence a Nossa Senhora da Conceição.

Tudo isso fez com que, em Portugal, desde aquela época, crescesse muito a devoção a Ela.

Isso aconteceu também no Brasil, principalmente graças ao trabalho dos franciscanos - isso é facilmente comprovado pela existência de inúmeras imagens antigas de Nossa Senhora da Conceição em museus e igrejas de nosso país.

Uma dessas imagens é a que foi encontrada em 1717 no rio Paraíba pelos pescadores João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso e que passou a ser chamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, hoje a padroeira do Brasil e que desde aquela época é objeto de culto em nosso país.

Mais tarde, em 1904, a  imagem foi coroada - 
a Princesa Isabel doou a belíssima coroa de ouro, cravejada de brilhantes (24 maiores e 16 menores).

Também foi doado pela Princesa o  manto azul-marinho, simbolizando o céu estrelado brasileiro, enfeitado com 21 brilhantes, representando as 20 províncias que compunham o antigo Império do Brasil e nossa Capital. 

Ajude a evangelizar - compartilhe este post

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Cardeal Parolin condena o "terrível e desprezível ataque" contra Israel

O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, condenou o "terrível e desprezível ataque" contra os "irmãos e irmãs israelenses em um discurso proferido na Pontifícia Universidade Gregoriana em 9 de outubro. 

Em seu discurso, o Secretário de Estado enfatizou que a guerra foi provocada pelo ataque palestino. 

No entanto, ele insistiu que, como em qualquer guerra, esse conflito foi uma "derrota da dignidade", lamentando a morte de  inocentes.

Ajude a evangelizar: compartilhe esta postagem


domingo, 17 de setembro de 2023

A CNBB DIVULGA NOTA CONTRA O ABORTO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) divulgou nesta quinta-feira, 14 de setembro, uma nota enfaticamente contrária à descriminalização do aborto no país.

Isso ocorre porque a ministra Rosa Weber, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que promove tal descriminalização até a 12ª semana de gestação.

A presidência da CNBB declarou que jamais aceitará “quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto” e que considera antidemocrática a forma como tem sido conduzido a assunto, à revelia do “Povo Brasileiro, de quem todo poder emana, conforme parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal”. 

Oremos para que esses crimes não sejam amparados pela lei. 

Ajude a evangelizar, repasse esta postagem

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE: MISSIONÁRIO E MÁRTIR

João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro
de 1802, em Mongesty, na diocese de Cahors, França, numa família de agricultores profundamente cristã. 

Foi o primeiro dos oito filhos do casal, e demonstrava  desde a infância sua vocação para a vida religiosa. 

Aos 14 anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote - ingressou na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes dessa ordem.

Duas de suas irmãs ingressaram na Congregação das Filhas da Caridade;  outra irmã, logo após entrar para as carmelitas, adoeceu e morreu.

João Gabriel foi ordenado em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor de seminários vicentinos. 

Porém seu desejo era ser um missionário na China; em 1832, seu irmão, Padre Luís, foi designado para lá, mas   morreu em pleno mar, antes de chegar. 

João Gabriel pediu para substituí-lo e, três anos depois, em 1835, estava em Macau, tendo escrito: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". Em Macau, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei.

Trabalhando como missionário, foi denunciado e preso em 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. 
Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo.  

Na atualidade, é missionário em Macau o padre brasileiro Daniel Antônio de Carvalho Ribeiro,  da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Um grupo de fiéis de nosso Santuário participou recentemente de missa celebrada em São Paulo pelo Padre Daniel, conforme foto abaixo. 



  

domingo, 3 de setembro de 2023

SANTO ANTONIO: UM INTERCESSOR PARA ENCONTRARMOS COISAS PERDIDAS


Tradicionalmente, muitos católicos costumam pedir a intercessão de Santo Antônio de Pádua para encontrar um objeto perdido. 

O motivo dessa tradição tem a ver com um livro que o Santo perdeu quando vivia em um mosteiro franciscano em Montpellier, França, onde era também professor.  

Ele sempre trazia consigo um livro de Salmos que continha anotações e comentários que ele usava para ensinar teologia.

Isso nos anos 1200, quando quase não existiam livros e os poucos que haviam eram de difícil acesso. Seria muito difícil – ou mesmo impossível Santo Antônio substituir o livro que havia perdido.

Um de seus alunos que deixara o mosteiro, levou,  talvez sem querer, o livro de Santo Antônio, que ficou profundamente angustiado, sem saber o que faria sem o livro. Ele não tinha ideia para onde o jovem tinha ido, era quase impossível localizá-lo.

Santo Antônio, então, rezou para que o rapaz devolvesse o livro. Algum tempo depois, o jovem voltou ao mosteiro e trouxe o livro de volta, pedindo perdão.  

Esse mesmo livro é preservado no mosteiro franciscano de Bolonha, na Itália.

Após a morte de Santo Antônio essa história  se espalhou mundo afora e ele se tornou conhecido como um poderoso intercessor para que coisas perdidas sejam encontradas.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A Virgem Maria e a vitória contra o aborto no México.

Quando todos julgavam que o aborto passaria a ser permitido no México, a Suprema Corte daquele país decidiu em prol da vida, mantendo o aborto na ilegalidade.

Parece claro que, nesse caso, houve a intervenção da Virgem Maria pelos seus filhos mais indefesos.

Enquanto o assunto ainda estava em discussão, viralizou nas redes sociais daquele país uma pintura em que a Virgem segura um pequeno bebê, que representa as crianças em risco de aborto.

A pintura é de autoria da artista Ana Laura Salazar Orozco, que sentiu a necessidade de cria-la após assistir a um filme que mostra um caso de aborto e ao perder aquele que seria seu quarto filho, em função de uma gravidez extrauterina.

Rezemos e trabalhemos constantemente para que o aborto seja sempre reprimido.

Ajude a evangelizar: compartilhe esta postagem

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Quem eram os gentios de que fala a Bíblia?

Ao lermos a Bíblia frequentemente encontramos a palavra “gentio”, uma  palavra de origem latina, geralmente empregada no plural e que designa coletivamente os diversos grupos que compõem o  povo judeu.

A principal razão pela qual os gentios são mencionados na Bíblia é que, como descendentes de Abraão, os judeus se consideravam – e eram de fato, antes da vinda de Cristo – o povo escolhido por Deus. 

Como as nações não-judaicas não adoravam o verdadeiro Deus e geralmente se entregavam à idolatria, o termo "gôyîm", ‘gentios’, muitas vezes tem na Bíblia e no Talmud, o livro sagrado dos judeus, um significado depreciativo.

Inicialmente houve muita discussão entre os Apóstolos sobre pregar ou não aos gentios o Evangelho de Jesus Cristo.

Felizmente, São Paulo tornou-se o “Apóstolo dos Gentios” e assumiu a responsabilidade de evangelizar todas as pessoas, tanto judeus quanto gentios, trabalhando para que todos conhecessem a obra salvadora de Jesus Cristo.

Ajude a evangelizar - compartilhe este post!

domingo, 23 de julho de 2023

MONSENHOR ARTHUR RICCI: UM PERSONAGEM IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE JUNDIAHY

Em sua edição de 16 de maio de 1933, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava que o
Padre Dr. Arthur Ricci proferira uma palestra no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

O tema da palestra foi "o porque das difficuldades na catechese dos indigenas". O jornal concluía dizendo que o orador foi muito aplaudido.

O Padre, mais tarde Monsenhor Ricci (1903-1984), foi um personagem muito importante na vida de nossa cidade.

Foi pároco da então Matriz, hoje Catedral, tendo trabalhado muito pela criação da Diocese de Jundiaí e por outras causas nobres, como a Casa da Criança.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

CAI MUITO O NÚMERO DE ORDENAÇÕES NA FRANÇA



O último fim de semana de junho costuma ser marcado, na tradição católica francesa, pelas ordenações de novos presbíteros.

Nos entanto, ao longo dos últimos 20 anos, a quantidade de ordenações sacerdotais diocesanas caiu pela metade na França.

De 2000 a 2010, a média dessas ordenações  esteve ao redor de 100 ao ano, número que vem caindo constantemente - em 2023 apenas 52 novos sacerdotes diocesanos foram  ordenados em toda a França.

Os seminários franceses enfrentam um panorama tão desafiador quanto o do catolicismo no país, que vem aceleradamente se secularizando.

No caso das congregações e ordens religiosas, o ano de 2023 trará apenas 37 novos sacerdotes na França.

Esse total de 89 novos sacerdotes é muito pequeno para um país que tem quase 68 milhões de habitantes, dos quais 29% se dizem católicos, mas com apenas cerca de 1,5 milhões frequentando regularmente as igrejas.

Infelizmente essa situação é generalizada: 
segundo os dados divulgados em 2022 pelo Anuário Estatístico da Igreja (Annuarium Statisticum Ecclesiae), o número de candidatos ao sacerdócio caiu de 114.058 em 2019 para 111.855 em 2020, tendo havido apenas um pequeno aumento na África - já nas Américas, o número de seminaristas diminuiu em 4,2%.

De nossa parte, devemos pedir a Deus que aumente o número de vocações, enquanto trabalhamos pelo aumento do número de vocações. 

Ajude a evangelizar - repasse este post







domingo, 18 de junho de 2023

AS ORAÇÕES JACULATÓRIAS

Através da sua conta no Twitter, o Papa Francisco explicou o que são as orações jaculatórias, algo de quase não ouvimos mais falar na Igreja.

Disse o Papa:

“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos ‘sintonizados’ com o Senhor”.

A postagem, feita no dia 5 de maio desse ano,    é direcionada principalmente às pessoas que alegam dispor de pouco tempo no dia-a-dia para se dedicarem à oração. 

A elas, o papa recomenda essa prática simples e eficaz das jaculatórias, que, conforme ele próprio definiu, são “orações muito curtas”: por isso mesmo, são de fácil memorização e servem como ajuda para ficarmos “sintonizados com o Senhor” no decorrer da jornada, em meio às tantas atividades do cotidiano.

Francisco citou exemplos:

“Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’”.

O Papa aproveitou para incentivar os fiéis:

“Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos? Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele”.


Ajude a evangelizar: compartilhe este post.

terça-feira, 23 de maio de 2023

O QUE É A BEATIFICAÇÃO?

Nossa Igreja examina cuidadosamente  a vida de uma pessoa a fim de determinar se ela viveu em união com Deus e praticou as virtudes cristãs num grau tão extraordinário que possa ser canonizada, ou seja, declarada santa.

Um dos primeiros grandes passos nesse caminho rumo aos altares é a beatificação. A palavra deriva do latim “beatus“, que significa “abençoado”, “bem-aventurado”; e “facere“, ou seja “fazer, tornar”. Beatificar, portanto, é simplesmente o ato de declarar um indivíduo “bem-aventurado”.

Ser beatificado é o último passo antes de ser canonizado. Para chegar à beatificação, o indivíduo precisará, via de regra, ter um milagre atribuído à sua intercessão – e depois mais um para poder chegar à canonização.

Por isso mesmo, durante o processo de beatificação, o bispo local costuma promover esta causa entre os fiéis encorajando-os a orar e a pedir a intercessão desse servo de Deus. 

Um dos tipos mais comuns de milagres obtidos por intercessão é a cura repentina de uma pessoa doente. Para que esta cura seja considerada milagrosa, a doença deve ser grave e impossível (ou pelo menos muito difícil) de curar por meios humanos e não estar num estágio em que possa desaparecer em breve, por si própria. 

Nenhum tratamento médico deverá ter sido aplicado, ou deve-se obter a certeza de que o tratamento dado não teve impacto na cura. A cura, além do mais, deve ser espontânea, completa e permanente.

Pode levar muitos anos até que um milagre seja verificado pelo Vaticano, pois centenas de casos são apresentados todos os anos. Nem todos eles são milagres de fato, e, portanto, o Vaticano precisa eliminá-los, determinando quais são autênticos e quais não são.

Além disso, quando um indivíduo é beatificado, este fato normalmente autoriza algumas dioceses a celebrarem a sua vida, o que leva os beatos a serem incluídos em alguns calendários litúrgicos. Somente quando um indivíduo é canonizado é que ele é aprovado para veneração generalizada.

A cerimônia de beatificação não pretende ser uma recompensa para certos homens ou mulheres após a sua morte, mas uma confirmação pública da sua vida santa e da sua união com Deus. 

Abaixo, segue foto da Beata Isabel Cristina Mrad Campos, natural de Barbacena, MG, assassinada aos 20 anos ao resistir a um estupro.

Evangelize: repasse esta postagem

segunda-feira, 15 de maio de 2023

A Encíclica Pacem in Terris e o Papa São João XXIII

A Pacem in Terris (em português Paz na Terra) é uma Encíclica do Papa São João XXIII trazendo recomendações para a busca da paz com base em princípios como Verdade, Justiça, Caridade e Liberdade.

Foi publicada no dia 11 de abril de 1963, dois meses antes da morte de João XXIII. Eram tempos difíceis, vivia-se a Guerra Fria: dois anos fora construído o Muro de Berlim e alguns meses antes acontecera a Crise dos Mísseis em Cuba, que levou o Mundo à beira de uma guerra nuclear.

Nesse cenário, João XXIII, através deste documento defende que "os conflitos entre as nações devem ser resolvidos com negociações e não com armas e com confiança mútua. O Papa disse nele que “a paz entre os povos exige: a verdade como fundamento, a justiça como norma, o amor como motor, a liberdade como clima".

Esta encíclica é considerada uma das mais importantes do século XX e é também o primeiro documento da Igreja a ser dirigido não apenas aos católicos, mas também a “todas as pessoas de boa vontade”.

São João XXIII, foi o Papa da Paz e esta Encíclica está intimamente ligada ao seu nome, que é também vista como o testamento deste grande Santo da Igreja Católica.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

 


Será comemorado no domingo, 23 de julho próximo, o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. 

O tema escolhido pelo Papa para essa data é “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50), que expressa a ligação com a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que ocorrerá alguns dias depois em Lisboa.

O tema da JMJ “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) nos mostra, de fato, a jovem Maria que se propôs a visitar sua prima idosa Isabel e proclamar alto, no Magnificat, a força da aliança entre jovens e idosos.

Por ocasião do Dia, o Papa presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro e convidará paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a celebrar o Dia em seu próprio contexto pastoral.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

SÃO MARTINHO

Nascido na atual Hungria por volta do ano 316, São Martinho foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e deixar o exército, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde foi ordenado e mais tarde eleito bispo. Faleceu em 8 de novembro de 397.

Conta-se que Martinho   encontrou-se com um
mendigo durante uma tempestade de neve e, com
a espada, cortou   seu manto ao meio para partilha-lo com o pedinte e resguardá-lo da chuva.

Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhes disse: "Foi  Martinho quem me agasalhou.

Martinho é relembrado em diversos pontos do mundo; em Portugal, seu dia, 11 de novembro, é comummente associado à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o vinho novo pode ser degustado.

É tradição fazer-se uma reunião de amigos e parentes, em que castanhas assadas nas brasas da fogueira, figos   secos e nozes são comidos, bebendo-se   uma bebida alcoólica  chamada água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga, um licor doce obtido de forma muito semelhante, que leva ainda aguardente.

Um ditado português relacionado ao dia de São Martinho diz No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.  

Este período também é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do ano, chamado de "verão de São Martinho” - a denominação está ligada ao sonho de Martinho – há uma lenda que afirmava que o tempo manteve-se ensolarado durante três dias após a fala de Jesus.


sexta-feira, 24 de março de 2023

SANTA CLARA - UM EXEMPLO PARA TODOS


Santa Clara, em italiano Santa Chiara, nascida Chiara d'Offreducci em Assis no ano de 1194 e falecida em 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara, ou Ordem das Clarissas.

Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pelo desejo de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia conseguir para ela um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus e fundar a ordem das Clarissas, vivendo na prática do amor e da mais estrita pobreza.

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. 

Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos muçulmanos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os invasores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram.

Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão. 

Canonizada em 1255 e lembrada em 11 de agosto, deve ser um exemplo para todos.

 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

VENEZUELA: SITUAÇÃO CADA VEZ MAIS CRÍTICA

Há mais de vinte anos a Venezuela é uma ditadura, onde eleições presidenciais são encenadas, vencendo sempre os candidatos socialistas/comunistas, inicialmente Chavez e agora, Maduro.

Falando sobre o país, disse o arcebispo de Ciudad Bolívar dom Ulises Gutiérrez: “Voltamos à situação de pobreza extrema”.

Dom Gutiérrez disse que a fome é cada vez mais forte no país, dando como exemplo o salário de um médico, que é de sete dólares por mês, enquanto a cesta básica custa 400 dólares.

A inflação no último ano foi de 440% e a economia segue piorando.

Em nossa cidade, há um grande número de venezuelanos que fugiram da fome - aqui são atendidos pelas irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas).

Devemos rezar e lutar para que o Brasil não se transforme em uma nova Venezuela.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTE POST

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Um milagre atribuído a San Biagio, o nosso São Brás

 


No dia 3 de fevereiro reverenciamos São Brás.

Sua história é conhecida: em uma perseguição aos cristãos, foi preso e estava sendo levado para execução quando uma mãe, que carregava uma criança que estava morrendo engasgada com um espinho, pediu sua intercessão. 

São Brás atendeu-a, a criança salvou-se e ele passou a ser considerado o santo que nos protege dos males da garganta.

Mas na Itália há uma história interessante envolvendo São Brás: em Milão, terra onde nasceu o panetone, havia um frade chamado Desidério, que tinha fama de ser guloso. 

Certa vez, pouco antes do Natal, uma mulher deixou um panetone para ser abençoado pelo frade, mas acabou se esquecendo de buscá-lo. 

Lembrou-se apenas em 3 fevereiro, e ao falar com Desidério esse ficou em situação difícil: havia abençoado o panetone, mas comeu-o logo em seguida. 

Pronto a se desculpar, Desidério foi buscar a embalagem e... nela estava o panetone. O fato foi considerado um milagre, prontamente atribuido a São Brás, que na Itália é chamado San Biagio. 

Desse fato, nasceu uma tradição que existe em toda a Lombardia, região onde fica Milão: no café da manhã de 3 de fevereiro, come-se um pedaço de panetone bento que ficou guardado desde o Natal.

Encerramos repetindo o que dizem os lombardos em seu dialeto: "San Blàs el benedis la gola e èl nas" - o que em nosso idioma poderia ser traduzido como "São Brás, proteja nossa garganta e nariz"  


AJUDE A EVANGELIZAR: COMPARTILHE ESTE POST




sábado, 4 de fevereiro de 2023

SANTOS QUE LANÇARAM AS BASES DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NOS ESTADOS UNIDOS

Poucos sabem, mas há um grande número de católicos nos Estados Unidos - ali, somos cerca de 19% da população.

Por essa razão, há naquele país um grande número de escolas católicas, às quais estão associados dois santos que muito trabalharam pela criação dessas escolas.

São eles:

SANTA ELIZABETH ANN SETON


Santa Elizabeth Ann Seton é considerada a fundadora do sistema escolar paroquial nos Estados Unidos. A sua ordem religiosa se voltou ao ensino desde a fundação, abrindo muitas escolas naquele país.


SÃO JOHN NEUMANN

São John Neumann foi um bispo da Filadélfia que fundou o primeiro sistema escolar católico diocesano do país. Após a sua morte, muitos outros bispos seguiram o seu exemplo e começaram a fundar escolas diocesanas naquele país.

Já falamos sobre São João Neumann em outro post desse blog

AJUDE A EVANGELIZAR: COMPARTILHE ESTE POST

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

HOMILIAS LONGAS: PREOCUPAÇÃO DO PAPA

Recentemente o Papa fez um pronunciamento contra as homilias excessivamente longas, chegando mesmo a qualificar algumas delas como “desastres”.

Segundo o Papa, as homilias não devem ser nem “aulas de filosofia” nem “conferências” e devem durar “oito, dez minutos, não mais do que isso". 

Também devem incluir sempre “um pensamento, um sentimento, uma imagem” para que “as pessoas levem algo para casa”.

Bento XVI, já dizia que “a função da homilia é favorecer uma compreensão mais ampla da Palavra de Deus na vida dos fiéis. 

Ainda segundo Bento, a homilia constitui uma atualização da mensagem da Sagrada Escritura. 

Segundo disse o Papa Francisco, se a homilia se prolonga, lesa duas características da celebração litúrgica: a harmonia entre as suas partes e o seu ritmo.

Para que isso não aconteça, "é preciso que a que a palavra do pregador não ocupe um tempo excessivo, de forma a que o Senhor brilhe mais que o ministro”, explica Francisco.

AJUDE A EVANGELIZAR - REPASSE ESTA POSTAGEM

domingo, 22 de janeiro de 2023

GOVERNO FEDERAL TEM POSTURA EM FAVOR DO ABORTO



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contestou publicamente   o governo federal recém-empossado por tirar o Brasil do Consenso de Genebra, um pacto internacional contra o aborto, no qual o país vinha mantendo posição de liderança.

A Declaração de Consenso de Genebra sobre a Saúde da Mulher e o Fortalecimento da Família tinha sido assinada pelo Brasil em 22 de outubro de 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, juntamente com outros 31 países. 
O documento defende uma postura pró-vida na defesa dos direitos da família, da gestante e do nascituro.


À medida que vários dos países signatários foram passando para administrações de esquerda, seus novos governos priorizaram com chamativa rapidez a ruptura do pacto já nos primeiros 30 dias desde a posse. Os casos mais emblemáticos foram os dos Estados Unidos sob Joe Biden, da Colômbia sob Gustavo Petro e, agora, do Brasil sob Luis Inácio Lula da Silva, muito embora todos eles tivessem afirmado, durantes as suas campanhas eleitorais, que não seriam promotores de bandeiras pró-aborto.

O Brasil foi desligado do Consenso de Genebra neste dia 17 de janeiro, menos de três semanas após a tomada de posse pelo novo governo federal.

A nota da CNBB, publicada no dia 18 de janeiro, recorda explicitamente que o novo governo havia garantido, na campanha eleitoral, o seu compromisso com a “defesa do nascituro”.

Evangelize: divulgue esta postagem

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

O funeral de Bento XVI



Foram divulgados detalhes do funeral de Bento XVI, que o Papa Francisco presidirá amanhã, 5 de janeiro, a partir das 9h30 (5h30 em nosso horário), na Praça São Pedro. 

Celebrarão com o Pontífice, além do cardeal-decano Giovanni Battista Re, mais de 120 cardeais, 400 bispos e quase quatro mil sacerdotes. Mais de 60 mil fiéis estão previstos pela Prefeitura de Roma.

São esperadas delegações oficiais da Alemanha e da Itália, bem como líderes ecumênicos, incluindo o Metropolita Antony de Volokolamsk, de Moscou.

Na noite desta quarta-feira, o caixão de cipreste será fechado e nele serão inseridos, conforme a tradição, as medalhas e moedas cunhadas durante o pontificado de Bento XVI, os pálios como arcebispo metropolitano de Munique e Roma e o "rogito" o texto que descreve brevemente o pontificado do Papa Ratzinger, em um cilindro de metal.

Às 8h45 de quinta-feira, haverá a procissão para levar o caixão até à Praça, acompanhada da recitação do Terço. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esclareceu que o funeral seguirá o modelo de um Papa reinante, com algumas modificações.

Por exemplo, não haverá súplicas finais da Diocese de Roma e das Igrejas Orientais, específicas para um Papa reinante, e mesmo as leituras, em espanhol e inglês, serão diferentes. 

A primeira das cinco orações dos fiéis, em alemão, será “pelo Papa emérito Bento, que adormeceu no Senhor: que o Eterno Pastor o acolha em seu reino de luz e paz”. As demais serão em francês, árabe, português e italiano.

No final da Celebração Eucarística, Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio (a última recomendação) e do Valedictio (a despedida). O caixão do Pontífice emérito será levado de volta à Basílica de São Pedro e depois à cripta para o sepultamento.

Durante o rito privado, será colocada uma fita ao redor do caixão, com os selos do Cabido de São Pedro, da Casa Pontifícia e das celebrações litúrgicas. 

Em seguida, o caixão de cipreste será colocado dentro de um caixão de zinco maior, que será soldado e selado. 

Depois, será colocado numa caixa de madeira e sepultado no local anteriormente ocupado, até à beatificação, pelo caixão de São João Paulo II.

AJUDE A EVANGELIZAR, DIVULGUE ESTE TEXTO

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Papa Francisco agradece a Deus por ter dado Bento XVI à Igreja

Falando sobre Bento XVI, o  papa Francisco agradeceu a Deus “por tê-lo dado à Igreja e ao mundo”.

"Só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão, de seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja", disse o papa Francisco durante  oração do "Te Deum" no Vaticano.

“Com comoção recordamos sua pessoa, tão nobre, tão gentil. E sentimos tanta gratidão em nossos corações: gratidão a Deus por tê-la dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele, por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada", disse Francisco.

No final da audiência geral do dia 28 de dezembro, o papa Francisco havia pedido  “uma oração especial pelo papa emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja”.