A Virgem Maria é invocada também como Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) em função de suas aparições na montanha de La Salette, na França.
Nossa Senhora apareceu ali a duas crianças, Maximin Giraud, de 11 anos e Mélanie Calvat, de 15 anos, que pastoreavam ovelhas na montanha; era o dia 19 de setembro de 1846.
As crianças viram uma mulher muito bonita, envolvida numa luz resplandecente, sentada sobre uma pedra, triste e chorando, com o rosto apoiado em suas mãos. A bela senhora pôs-se de pé e disse: "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!"
As crianças se aproximaram da mulher, que não parava de chorar e que se vestia como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de camponesa. Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seus sapatos. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. De uma corrente mais leve, prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado e um torquês do outro.
Nossa Senhora pediu às crianças que dissessem que desejava que fosse criada uma ordem religiosa, a Ordem da Mãe de Deus, que teria como missão pregar a conversão do clero, corrompido por escândalos de pedofilia, sincretismo, apostasia e outras abominações. Além dessa preocupação, a Virgem afirmou que se o povo não adotasse uma nova postura, abandonando o pecado, muitas catástrofes ocorreriam, desde guerras até fome em função de colheitas ruins; tudo isso aconteceu.
É importante lembrar que São Luís Maria Grignion de Montfort, na sua obra "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria", profetizara os fatos relativos à aparição de Nossa Senhora em La Salette - Um pouco mais sobre esse santo pode ser visto em outro de nossos posts.
Nas proximidades do local das aparição, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de La Salette, concluída em 1865, e designada basílica em 1879. A partir da Basílica, os peregrinos podem tomar um caminho que conduz ao local da aparição, o chamado Vale da Aparição. Lá existem estátuas de bronze erguidas em 1864, representando a aparição.
A cruz, com o martelo e o torquês resumem a mensagem da V de semirgem: o martelo simboliza os pecados da humanidade que prega cravos em Jesus crucificado. O torquês simboliza a oração e a conversão - cada vez que um coração se volta para Deus, um cravo é tirado de Jesus crucificado e a humanidade está sempre diante dessas ferramentas. Chorando, Nossa Senhora de La Salette pede que seus filhos escolham o torquês e aliviem o sofrimento de Jesus.
A festa de Nossa Senhora da Salette acontece no dia 19 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário