São Lucas representado no "Livro de Horas" do Duque de Berry |
Nosso reitor, o Pe. Alberto Simionato recomenda-nos que, neste mês de setembro, estudemos o evangelho de Lucas.
Acatando essa recomendação, pretendemos neste post falar um pouco de sua vida e obra.
Não há muitos elementos acerca da biografia de Lucas; sabe-se que nasceu em Antioquia, a atual Antáquia, na Turquia. Um documento do século II afirma que "Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade" - teria sido martirizado na Grécia.
Há outros documentos e tradições que dão informações um tanto quanto divergentes; uma delas afirma que Lucas era também um pintor, tendo retratado a Virgem Maria, Pedro e Paulo - além dos médicos, é também o padroeiro dos pintores.
"São Lucas Mostrando sua Pintura da Virgem Maria" - Guercino, pintor barroco italiano (1591-1666) |
Lucas não teria sido testemunha ocular dos fatos que narra em seu evangelho, embora acredite-se que tenha convivido também com os primeiros discípulos.
O evangelho de Lucas é o terceiro dos quatro; narra a vida e o ministério de Jesus, desde Seu nascimento até Sua Ascensão. Certas passagens muito populares, como o Filho Pródigo e o Bom Samaritano, são encontrados somente neste evangelho. A obra dá uma ênfase especial à oração, à atividade do Espírito Santo, à alegria e ao cuidado de Deus para com os pobres, as crianças e as mulheres. Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para Sua humanidade e para Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados.
Lucas divide sua obra em três partes: a primeira termina com João Batista, a segunda consiste no ministério terrestre de Jesus e a terceira é a vida da Igreja após a ressurreição de Cristo. O livro contém 24 capítulos em que são narradas 24 parábolas e 21 milagres.
Há consenso entre os estudiosos da Bíblia no sentido de que Lucas escreveu também os Atos dos Apóstolos, acreditando que seu evangelho e os Atos eram originalmente uma só obra, escrita em dois volumes.
O dia 18 de outubro é dedicado a São Lucas - temos bastante tempo até essa data para atendermos à recomendação do Pe. Alberto; um bom ponto de partida seria uma reflexão acerca de alguns trechos do evangelho de Lucas:
- "Não julgue e não serás julgado, não condene e não será condenado, perdoa e será perdoado" (6,37).
- "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" (6,41).
- "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto, porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos" (6,43-44).
Uma boa sugestão de leitura é o livro "Médico de Almas e de Homens", da consagrada escritora inglesa Taylor Caldwell, que levou 46 anos para ser escrito e que, embora seja uma obra de ficção, tem contribuído para a divulgação da vida e da obra de São Lucas.
.
Padre ALBERTO seja abençoado por CRISTO . Só ELE para entender a gratidão que tenho .
ResponderExcluir